Sarney deve deixar a UTI nesta segunda-feira

16/04/2012 05:37

A- A+

R7

compartilhar:

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deve deixar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nesta segunda-feira (16). Não há previsão de alta. Sarney foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde de sábado (14), vindo de Brasília, após passar mal. No início da madrugada, após sentir dores no peito, ele foi submetido a um cateterismo, procedimento no qual os médicos introduzem uma espécie de pequeno cano — chamado de cateter — para chegar ao coração do paciente e identificar o entupimento de artérias.

Depois do exame, Sarney foi submetido a uma angioplastia e recebeu um stent, tipo de mola colocada dentro da artéria que está obstruída para melhorar a circulação sanguínea em seu interior.

O cardiologista Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês, disse neste domingo (15) que os procedimentos emergenciais realizados durante a madrugada evitaram que o ex-presidente da República sofresse um enfarte.

— O cateterismo estava marcado para a manhã de hoje, mas ele sentiu fortes dores no peito e optamos por antecipar o procedimento. Havia um risco de enfarte, mas a prevenção foi importante. Ele teve um sintoma estranho e logo procurou um médico. Isso foi essencial. O resultado da cirurgia foi muito bom.

Segundo ele, Sarney está bem disposto e se alimenta normalmente. O político chegou ao hospital na tarde deste sábado (14) após sentir dores no peito. A médica que trata dele em Brasília entrou em contato com Kalil, que recomendou a ele viajar a São Paulo e antecipar um check-up que estava marcado para quinta-feira (19).

— Como ele estava sentindo sintomas que nunca havia sentido, recomendei que viesse imediatamente para o hospital.

Boletim médico divulgado às 12h30 deste domingo (15) pelo hospital informa que o estado de saúde do senador José Sarney (PMDB-AP) é estável.

A equipe médica que o acompanha é coordenada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, que também tem como pacientes ilustres a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Histórico de Sarney

Em 2009, o ex-presidente da República se sentiu mal no Senado e foi atendido pelo serviço médico da casa. Na época, foi diagnosticado com um quadro de gastroenterite, uma inflamação que ataca o estômago e o intestino.

No ano seguinte, Sarney foi internado em um hospital do Maranhão e depois encaminhado para o Sírio-Libanês após uma arritmia cardíaca, provocada por uma infiltração pulmonar.

No próximo dia 24, José Sarney completa 82 anos. Ele já foi governador do Maranhão, presidente da República e está em seu terceiro mandato consecutivo no Senado, casa que preside desde fevereiro de 2009.  

Primeira Edição © 2011