Notificação de problemas na voz é discutida pela Secretaria de Saúde

Reunião realizada nesta segunda-feira (16) avaliou inclusão das notificações de disfonias relacionadas ao trabalho em sistema de informação ambulatorial

16/04/2012 11:33

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Marcando o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta segunda-feira (16) uma reunião para discutir o protocolo nacional de identificação dos casos de disfonia – alteração na voz – relacionada ao trabalho. O documento, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), é destinado a toda a rede de atenção.

As discussões tiveram como objetivo analisar a inclusão das notificações de problemas vocais no Sistema de Informação Ambulatorial Individualizado (Sisam). O encontro contou com a participação de técnicos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE) e da perícia médica do Governo.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesau, Gardênia Santana, a ideia é que os distúrbios de voz ligados ao trabalho passem a ser reportados pelos médicos. “Como essa ainda não é uma doença de notificação compulsória, não é obrigatório que eles preencham esses dados, mas queremos justamente alterar isso”, explica.

Ela ressalta que as informações são necessárias para traçar o perfil dos profissionais mais atingidos pelo problema e desenvolver ações de saúde específicas. Atualmente, as classes mais afetadas são os professores – a disfonia ocupa o quinto lugar entre as causas de afastamento da sala de aula – e os operadores de telemarketing.

Com o objetivo de aprofundar os debates a respeito do protocolo, Gardênia acrescenta que será realizado, em julho, um fórum sobre o tema. A finalidade é instituir uma portaria estadual para regulamentar as notificações. “Outros estados já utilizaram o protocolo para desenvolver portarias voltadas para a voz. Essa reunião de agora foi para operacionalizar a questão”, afirma.

O evento deve ter a participação de todos os órgãos envolvidos, em especial a Uncisal, a SEE e a Sesau. “Além de regulamentar o preenchimento das informações no Sisam, precisamos desses debates para planejar também as ações e respaldar possíveis programas ligados à saúde da voz. A portaria é importante para assegurar isso tudo”, expõe a diretora.

Ainda em comemoração ao Dia Mundial da Voz, a Secretaria de Saúde realiza, no próximo dia 26, uma conscientização com trabalhadores da construção civil. A atividade acontece durante todo o dia, na sede da construtora Odebrecht. O momento também vai servir para marcar os Dias da Conscientização sobre o Ruído (27 de abril) em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28).

Cuidados com a voz

A falta de conhecimento quanto à importância de manter a saúde vocal pode ocasionar uma série de doenças, como edemas, nódulos, pólipos e úlceras de contato, entre outras. Os problemas são ainda maiores para os que utilizam a voz profissionalmente, mas algumas dicas como beber água em temperatura ambiente e evitar o uso de cigarro, podem ajudar a evitar transtornos.

Além disso, também é importante manter uma alimentação saudável e regular, evitar o ar condicionado e o consumo de bebidas alcoólicas, manter uma boa postura do corpo ao falar e fazer exercícios de alongamento nas cordas vocais, como rotação e vibração da língua, vibração e retratação dos lábios, bocejo e rotação do pescoço em todas as direções. 

Primeira Edição © 2011