Muamba recebe alta um mês após ter sofrido parada cardíaca em campo

Jogador diz estar em dívida com equipe médica que o salvou e pretende aproveitar a família antes de voltar a lutar pelo retorno aos gramados

16/04/2012 11:56

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

O meia Fabrice Muamba, do Bolton, recebeu alta do hospital London Chest nesta segunda-feira, um mês após ter sofrido uma parada cardíaca em partida contra o Tottenham. Na saída, o jogador fez questão de agradecer à equipe médica que chegou a lutar durante duas horas para que a vítima recuperasse a consciência.

- Eu naturalmente estou muito agradecido por receber alta do hospítal e gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a cada membro da equipe do London Chest Hospital que teve participação na minha cura. A dedicação e o profissionalismo deles foi simplesmente incrível e eu estarei eternamente em dívida. Também gostaria de agradecer a todos os que mandaram milhares de mensagens de apoio - afirmou Muamba.

O meia pretende aproveitar a família antes de iniciar o processo de retorno às atividades físicas e aos gramados.

- Agora que estou fora do hospital, quero continuar minha recuperação e aproveitar um tempo precioso com minha família - explicou.

Um porta-voz do hospital também manifestou-se sobre a grande notícia do dia.

- Podemos confirmar que Fabrice Muamba está recebendo alta após várias semanas de tratamento. Toda a nossa equipe deseja o melhor para ele na recuperação - disse.
Owen Coyle, o treinador do Bolton, fez um agradecimento aos médicos em nome do clube e pediu para que a imprensa respeite a privacidade do jogador com a família.

- É absolutamente fantástica a notícia de que Fabrice está deixando o hospital e todos no clube estão maravilhados. É importante que Fabrice e sua família tenham tempo e espaço para ficarem juntos e nós gostaríamos de pedir à imprensa para que continuem a respeitar sua privacidade - declarou.

Na última quarta-feira, Muamba havia supreendido os médicos com um bolo gigante de baunilha como agradecimento.

O incidente

Aos 41 minutos do primeiro tempo da partida entre Tottenham e Bolton, disputada no dia 17 de março, pela Copa da Inglaterra, Muamba caiu de bruços, com ninguém por perto. Seis médicos entraram em campo e passaram dez minutos tentando ressuscitá-lo com um desfibrilador e com massagens cardíacas. O meia não respirava quando foi retirado do campo e levado até a ambulância, onde os médicos seguiram com as tentativas em reanimá-lo.

Muamba nasceu na República Democrática do Congo e foi levado para a Inglaterra com 11 anos pelo pai, que buscava exílio por causa de problemas políticos na África. Fabrice iniciou a carreira nas categorias de base do Arsenal, onde permaneceu até 2006, quando foi emprestado para o Birmingham City, que decidiu contratá-lo definitivamente em 2007. No ano seguinte, transferiu-se para o Bolton. O jogador passou pelas categorias de base da seleção inglesa.

Caso semelhante na Itália termina com morte

O meia Piermario Morosini, do Livorno, morreu ao sofrer um ataque cardíaco durante a partida contra o Pescara neste sábado, pela Série B do Campeonato Italiano. Após ser transferido de ambulância, os médicos informaram que ele chegou ao hospital já morto.

O incidente aconteceu aos 31 minutos do primeiro tempo, quando o Livorno vencia por 2 a 0. Morosini, de 25 anos, caiu e teve que receber atendimento médico no gramado, onde recebeu massagem cardíaca.

Primeira Edição © 2011