Empresa divulga os perfis do Twitter que mais influenciam a política no Brasil

A lista das contas mais influentes foi determinada com base no padrão de pontuação de influência Klout (klout.com) – uma ferramenta que analisa os envolvimentos em redes sociais

16/04/2012 13:06

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O perfil do jornalista Ricardo Noblat é a conta mais influente da política brasileira, foi o que divulgou nesta segunda-feira (16) a Burson-Marsteller, agência de relações públicas e public affairs. A presidenta Dilma Rousseff (o último tweet dela foi no dia 13 de dezembro de 2010) e governador Geraldo Alckmin também estão entre os 10 nomes do Brasil revelados pelo estudo “Influenciadores do G20”, que nomeou as 200 vozes mais influentes da política no Twitter nos países do G-20.

A lista das contas mais influentes foi determinada com base no padrão de pontuação de influência Klout (klout.com) – uma ferramenta que analisa os envolvimentos em redes sociais. Com base nestes dados, o programa ajuda o operador a desvendar as influências que os perfis exercem perante seus seguidores.

Neste processo, o Klout avaliou as influências métricas de cada perfil em cada país, definida em uma escala de 1-100, e a medição foi baseada na capacidade dos usuários na geração de conteúdo e valor agregado a seus seguidores.

Veja quais são as 10 contas de Twitter que possuem mais poder de influência na política do Brasil:

1 - @blogdonoblat
2 - @dilmabr
3 - @geraldoalckmin_
4 - @joseserra_
5 - @leonardoboff
6 - @luisnassif
7 - @miriamleitaocom
8 - @radaronline
9 - @sen_cristovam
10 -@soninhafrancine

A pesquisa ainda constatou que os perfis no Twitter mais seguidos no Brasil incluem políticos influentes, jornalistas, blogueiros, personalidades públicas e assessores de campanha política. Também revela que, em um período de 90 dias, os influenciadores receberam em média 51.510 retweets, 13.240 menções e ganharam 321.100 novos seguidores.

De acordo com André Miranda, diretor de Assuntos Públicos da Burson-Marsteller Brasil, está evidente que grande parte dos políticos brasileiros considerados importantes no País possivelmente não está fazendo o devido uso do Twitter, aplicando a ferramenta como uma estratégia para sua comunicação, a fim de causar uma melhor impressão na opinião pública. “Os políticos devem entender que atividade, interatividade, informações relevantes e o diálogo com o público online são mais importantes que o número de seguidores e fãs. Isso ocorre basicamente pela falta de profissionais especializados em mídias digitais em suas equipes de comunicação”, explica Miranda.

Entre os 10 primeiros, apenas 50% da lista é formada por políticos, incluindo a ex-VJ da MTV, Soninha Francine, que ingressou na política em 2004. A outra metade da lista tem jornalistas (40%) e formadores de opinião com um alto grau de influência na sociedade civil.

“Acreditamos que seja fundamental que os políticos e formadores de opinião deste setor compreendam a necessidade de utilizar canais de mídia social, como o Twitter, de forma adequada e assertiva. Estamos na era da comunicação colaborativa, e o relacionamento e o compartilhamento de informações se fazem necessários nas redes sociais, bem como a devida adequação da linguagem, criação de conteúdos relevantes e abertura de diálogo. Um perfil de sucesso que agregue valor a seus seguidores deve conter estes ingredientes”, ressalta o estrategista de Mídia Social da Burson-Marsteller Brasil, Rogério Gonçalves.

Para ter acesso aos resultados deste estudo com mais detalhes, visite o site: www.g20influencers.com

Primeira Edição © 2011