Colheita da soja avança para fase final no Brasil, diz Céleres

16/04/2012 12:53

A- A+

Reuters

compartilhar:

A colheita da soja se aproxima da fase final, com 90 por cento das áreas semeadas nesta temporada no centro-sul do Brasil colhidas até a última sexta-feira, apontou a Céleres em relatório desta segunda-feira.

O índice de colheita está próximo dos 89 por cento registrados neste mesmo período do ano passado. Na semana, o avanço foi de quatro pontos percentuais, segundo a consultoria.

Em todo o país, a colheita atingiu 88 por cento, contra 82 por cento na semana anterior e 85 por cento de igual período de 2011. Trata-se de um ritmo avançado se considerada a média brasileira dos cinco anos anteriores, que é de 80 por cento.

A safra de soja sofreu perdas com a estiagem nos Estados do Sul e sul de Mato Grosso do Sul, sendo rebaixada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a 65,6 milhões de toneladas em 2011/12, após o recorde de 75,3 milhões de toneladas do ciclo anterior.

A Céleres estima a safra brasileira de soja em 67,9 milhões de toneladas.

A comercialização da soja também segue em ritmo firme, beneficiada pela alta recente da oleaginosa no mercado internacional.

As vendas da atual safra somaram 72 por cento do total, contra 60 por cento da mesma época do ano passado e 56 por cento da média dos cinco anos anteriores.

Para a Céleres, diante do cenário menos otimista para a recuperação na zona do euro, as cotações da soja podem ter alguma retração na semana.

"Todavia, os fundamentos de mercado (oferta e demanda) ainda deverão prover sustentação para as cotações da oleaginosa durante o ano de 2012", previu a consultoria.

MILHO

Os trabalhos em campo também estão em estágio avançado no caso do milho de primeira safra, cuja colheita avançou quase 12 pontos percentuais na semana, saltando para 80,7 por cento até a última sexta-feira.

Para a segunda safra, a Céleres informou que o plantio foi concluído. "Com o foco dos produtores em semear o milho inverno dentro da janela ideal, foram praticamente finalizados os trabalhos de plantio do cereal, na semana passada", informou.

Segundo a Céleres, estas lavouras estão se desenvolvendo bem com avanço na floração e enchimentos dos grãos em relação ao anterior.

A Conab aponta produção de 65,6 milhões de toneladas, ante as 57,4 milhões de toneladas do ciclo anterior.

Primeira Edição © 2011