Brasileiro vítima de arma de choque na Austrália é enterrado em SP

Sepultamento foi no Cemitério do Araçá, na Zona Oeste da capital paulista

15/04/2012 15:11

A- A+

G1

compartilhar:

O corpo do estudante Roberto Laudisio Curti, de 21 anos, morto pela polícia de Sydney, na Austrália, foi enterrado neste domingo (15), no Cemitério do Araçá, em São Paulo. Curti morreu em 18 de março, um domingo, depois de sofrer vários choques de taser, uma arma paralisante usada pela polícia.

Em uma última homenagem, parentes e amigos fizeram uma salva de palmas e rezaram uma Ave-Maria e um Pai Nosso na hora do sepultamento. Sobre o caixão foi colocada uma bandeira do Palmeiras, time de Roberto. O cortejo foi acompanhado por dezeneas de pessoas. Alguns usavam uma camisa branca com uma hastag (estilo de frase que serve para identificar conversas em redes sociais): "#PRASEMPREBETÃO".

Pietro Bertolucci, estudante de 21 anos, afirmou que o amigo Roberto era muito querido. "Ele não tinha ódio no coração. A coisa mais importante para ele era estar perto dos amigos.". Bertollucci disse ainda que o sentimento é de injustiça e que espera que a verdade apareça.

Roberto vivia com a família em Higienópolis, na Zona Oeste de São Paulo, e estava em Sydney para estudar inglês.

As circunstâncias da morte ainda são apuradas, mas, segundo uma tia dele, Patrícia Laudisio, a família descarta a versão oficial. A polícia australiana alega que tentou imobilizar o jovem, que teria fugido após roubar um pacote de biscoito de uma loja de conveniência. “Em hipótese nenhuma, ele era de classe privilegiada”, disse, justificando porque ele não teria motivos para cometer o furto.

As imagens de uma câmera de segurança divulgadas pelo jornal australiano "Sydney Morning Herald" mostram uma pessoa sendo perseguida por seis policiais. Um dos agentes saca uma arma e mira. Amigos de Roberto disseram ao Consulado-Geral do Brasil em Sydney que o rapaz que aparece correndo no vídeo é diferente do brasileiro.

A vendedora da loja de conveniência deu pistas importantes. Contou que o rapaz parecia perturbado e conversou bastante com ela. Disse que o mundo iria acabar, depois pegou um pacote de biscoitos e saiu correndo. E ela deu outra informação importante: o rapaz estava sem camisa. Já os jornais de Sydney do dia 19 de março disseram que Roberto vestia uma camisa branca de manga curta.

Primeira Edição © 2011