Rei da Espanha é operado em Madri após fratura de quadril

Monarca caiu durante viagem a país africano e fraturou a bacia em três partes. Segundo o El País, ele participava de caçada a elefantes

14/04/2012 14:56

A- A+

iG

compartilhar:

O rei da Espanha Juan Carlos I, de 74 anos, foi operado na madrugada deste sábado em Madri por conta de uma fratura em três fragmentos no quadril direito, fruto de uma queda acidental durante viagem privada a Botsuana, no sul da África, informou a Casa do Rei em comunicado. De acordo com o jornal espanhol El País, o monarca participava de uma caçada de elefantes e se acidentou ao troceçar na escada da casa onde estava instalado.

A operação foi realizada no Hospital San José para corrigir a fratura associada a artroses na articulação, e consistiu na reconstrução dos fragmentos da fratura femoral e na implantação de uma prótese de quadril. O rei Juan Carlos I deu entrada no centro hospitalar assim que retornou de Botsuana, segundo o comunicado, no qual se anuncia um boletim médico mais detalhado nas próximas horas e não se precisam as circunstâncias do acidente.

O doutor Ángel Villamor, responsável pela cirurgia, é o mesmo médico que operou o rei por conta de uma ruptura do tendão de Aquiles do pé esquerdo, em 4 de setembro de 2011, e que implantou uma prótese em seu joelho direito, poucos meses antes, em 3 de junho.

Os médicos afirmaram que o rei, que foi submetido a uma operação no pulmão em 2010 e outras no joelho e pé em 2011, poderá retomar gradualmente suas funções oficiais em cerca de dez dias.

Em sua ausência, o príncipe Felipe, seu filho e herdeiro do trono, substituirá o rei em alguns encontros marcados para segunda-feira.

A internação do monarca espanhol acontece na mesma semana em que seu neto Felipe Juan Froilán sofreu um acidente que o mantém em uma clínica de Madri desde segunda-feira.

Felipe Juan, de 13 anos, foi internado depois de ter ferido o pé direito por causa do disparo acidental de uma escopeta de baixo calibre que maneja quando praticava tiro com seu pai, Jaime de Marichalar.

Primeira Edição © 2011