Presidente nacional do PDT vem a Maceió e pede que o "time jogue junto"

Ex-ministro deu palestra aos pré-candidatos nas eleições municipais e "anuncia" Ronaldo Lessa como candidato a prefeito

13/04/2012 14:30

A- A+

Fran Ribeiro

compartilhar:

Jogar com o time. Essa foi a tônica da palestra dada pelo presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi, aos pré-candidatos a vereador, prefeito e militantes do partido, em evento realizado na tarde desta sexta-feira (13), no Salão Jangada, no Hotel Ponta Verde, em Maceió.

Descendente de alagoanos, o ex-ministro do Trabalho veio à capital alagoana para uma conversa de orientação aos pré-candidatos da legenda nas eleições municipais deste ano. Conclamando a unidade partidária, Lupi lembrou aos presentes a história, desde a fundação do partido por Getúlio Vargas, e os avanços econômicos e sociais do país desde então. A atuação nacional do PDT, base do governo Dilma, também foram destacados pelo ex-chefe de Estado.

Para os pleiteantes a um cargo no legislativo e no executivo dos municípios alagoanos, o presidente do PDT apontou o incentivo à educação e o combate à miséria como pontos que precisam de atenção política para o desenvolvimento regional e nacional. “Não adianta sermos um país que vem crescendo economicamente, se grande parte da população ainda passa fome. Somos o maior produtor de carne, de café, mas tem famílias que não tem uma proteína para colocar na boca por dia”, enfatizou o ex-ministro.

De desafios, o palestrante destacou a desconfiança do eleitorado, tomado pelo que ele chamou de “criminalização da política”. Para Lupi, o desafio maior dos candidatos será enfrentar o povo no dia a dia. “Vocês encontrarão eleitores incrédulos numa sociedade onde se criminaliza a política. Temos um país que a elite domina, que a mídia manipula quem são os escolhidos. Isso distancia o povo, cria um regime autoritário e elitista”, declarou.

Mulheres na política

Com a possibilidade de lançar pelo menos doze nomes femininos para disputar a eleição deste ano, elas foram destacadas no encontro desta sexta-feira. Lembrando do exemplo de Dilma Rousseff (PT), a primeira mulher a chegar ao cargo de presidente no Brasil, Carlos Lupi reforçou a necessidade das mulheres ocuparem os espaços e participarem ativamente da vida política do país.“Temos o exemplo maior de que a mulher na política faz a diferença. A presidenta Dilma lutou pela democratização do país em 64, foi presa, torturada, é mãe, se divorciou. Ela é o exemplo de que a mulher é dona de seu próprio destino. Não queremos vocês aqui para lavar o chão, lavar prato. Queremos que vocês sejam donas do destino de vocês”. 

“Ronaldo vai ser prefeito”

Indo de encontro ao divulgado pelo próprio Ronaldo Lessa, o ex-ministro fez questão de dizer que o presidente regional do partido seria o pré-candidato do PDT para a disputa em Maceió. “Ronaldo vai ser prefeito. E não adianta, se a base quiser vai ser isso”, declarou. Destacando a liderança do ex-governador a frente da legenda, Lupi lembrou o avanço que o partido teve em Alagoas durante o governo de Lessa. “Ronaldo derrotou um pequeno grupo que queria manter Alagoas em um coronelismo permanente.”

Lessa, ao fazer a abertura do evento, chamou a atenção para as chances que o PDT tem de levar um grande número de assentos nas eleições municipais de 2012. “Somos constituídos de pessoas simples, de quadros que podem transformar o partido em um partido de massas. Precisamos eleger candidatos que representem o histórico e compreendam que o mandato é do partido.”
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011