Entenda como funciona o ouvido por dentro e para que servem suas partes

Para conhecer melhor o órgão da audição, Bem Estar o ampliou 600 vezes. Veja como o som entra pelo canal auditivo, chega ao cérebro e é traduzido.

13/04/2012 11:31

A- A+

Bem Estar

compartilhar:

O canal auditivo não tem mais do que 4 centímetros. Para conhecê-lo melhor e ver aonde ele nos leva, o Bem Estar resolveu ampliar o ouvido em 600 vezes. Assim, você pode entender cada uma das partes e como elas funcionam.

O otorrinolaringologistas Marcelo Hueb e a pediatra Ana Escobar explicaram para que servem a cera, os pelos, o tímpano, os ossos do ouvido, o labirinto e a cóclea. Também falaram sobre o caminho que o som percorre ao ser captado, chegar até o cérebro e ser decodificado.

Não se deve retirar a cera com hastes flexíveis ou outros objetos. A recomendação é limpar o excesso após o banho, com a ponta da toalha. Se houver acúmulo de cera perto do tímpano, pode haver zumbido e abafamento. Aí ela precisa ser removida por um médico no consultório.

O tímpano, que separa os ouvidos médio e interno, tem formato ovalado, três camadas, 9 mm de altura e 8 mm de largura. Casos de perfuração podem levar a uma séria perda auditiva. Mas 90% dos rompimentos cicatrizam-se naturalmente.

Principais inimigos do tímpano

- Hastes flexíveis
- Tampas de caneta
- Palitos de fósforo
- Grampos
- Papéis enrolados
- Pentes de ponta fina

Já a cóclea, no ouvido interno, é uma estrutura milimétrica e circular – semelhante a um caracol – que faz parte do labirinto, porção do ouvido que transmite os sons ao cérebro. Ela é rica em nutrientes como cálcio e vitamina A.

Alimentação para uma cóclea saudável

- Sódio: tem no sal de cozinha, mas deve ser consumido em pequenas doses
- Potássio: presente na banana
- Cálcio: contido no leite e em queijos brancos
- Zinco: encontrado em leguminosas como feijão e grão-de-bico
- Vitamina A: vem em frutas/legumes de cor amarela ou laranja, como manga e cenoura

O labirinto é uma estrutura ligada à audição, à percepção de posição e ao equilíbrio. Abrange todo o ouvido interno, onde ficam canais em forma de anéis que carregam um líquido chamado endolinfa.

Ao menor sinal de movimento da cabeça, esse líquido se move e ativa vários nervos que enviam um sinal para o cérebro. A labirintite, infecção viral no labirinto, costuma provocar desequilíbrio, tontura e enjoo.

Dicas para proteger o ouvido

1 – Deixe o volume de aparelhos sonoros na metade do máximo
2 – O volume que você ouve deve permitir que converse com a pessoa do lado
3 – Use apenas um fone por vez e reveze-o entre as duas orelhas
4 – Não tente abafar o som ambiente com o fone
5 - Não coloque nada dentro do ouvido: o jeito certo de limpá-lo é com o canto da toalha
 

Primeira Edição © 2011