Coreia do Norte reconhece fracasso de lançamento de satélite

13/04/2012 07:26

A- A+

EFE

compartilhar:

A Coreia do Norte reconheceu que o foguete de longo alcance Unha-3, que lançou nesta sexta-feira desde a base de Tongchang-ri, no norte do país, não alcançou seu objetivo de pôr um satélite em órbita.

Segundo a televisão estatal norte-coreana, a 'KCTV', o satélite 'não entrou em órbita', e cientistas, técnicos e especialistas norte-coreanos 'averiguam neste momento o motivo do fracasso'.

Trata-se da primeira vez em que o regime comunista reconhece o fracasso em sua tentativa de lançar um satélite ao espaço.

A Coreia do Norte definiu como um sucesso seus dois lançamentos anteriores, em 1998 e 2009, apesar de especialistas internacionais terem assegurado então que os satélites norte-coreanos nunca chegaram a entrar em órbita.

Após o lançamento, que aconteceu às 7h38 locais (19h38 de Brasília), Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão asseguraram que o lançamento fracassara depois de o projétil ter se precipitado no Mar Amarelo pouco mais de um minuto após sua partida.

Segundo estes países, o foguete de 91 toneladas e longitude de 30 metros teria caído na água a cerca de 150 quilômetros da cidade portuária sul-coreana de Gunsan, depois de sofrer um problema quando a primeira parte deveria separar-se do restante da estrutura.

Uma autoridade militar sul-coreana explicou que o foguete se desmembrou em cerca de 20 pedaços após alcançar uma altitude máxima aproximada de 151 quilômetros.

O Governo da Coreia do Sul qualificou o lançamento como 'uma provocação' que viola a resolução 1874 da ONU, que exige a renúncia de Pyongyang a todos os testes que utilizem tecnologia de mísseis balísticos.

Primeira Edição © 2011