Agentes de polícia concluem cursos de explosivos e de direção defensiva

13/04/2012 11:16

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Dezenas de policiais concluíram na manhã desta sexta-feira, dia 13, os cursos preliminares com artefatos explosivos em locais públicos e direção evasiva e defensiva na condução de dignitários. Os cursos foram ofertados pelo Ministério da Justiça, por meio da Força Nacional em Alagoas e o Núcleo de Ensino Integrado da Secretaria de Defesa Social do Estado.

O total de aulas contabilizaram 60 horas. Durante os cursos, policiais militares, civis, agentes da Polícia Federal, da Superintendência Geral do Sistema Penitenciário (SGAP), bombeiros militares e policiais da Força Nacional em Alagoas receberam conhecimentos acerca de como fazer o reconhecimento e as peculiaridades da execução dos protocolos de procedimento em ocorrência com explosivos, bem como o reconhecimento de técnicas de escolta, identificação de situações de risco no trânsito e comportamentos seguros.

“Devido à realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos aqui no Brasil, estes cursos tornam-se imprescindíveis para os policiais que vão atuar entes e durante os períodos os quais estes grandes eventos esportivos serão realizados”, explica o sargento Espírito, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e também da Força Nacional em Alagoas.
Apesar de Alagoas não ser uma das sedes da Copa, o tenente da PMAL Aleandro Caitano lembra que o as forças policiais do Estado podem ser utilizadas no auxílio à segurança dos estados-sedes. O estado vizinho de Pernambuco terá a capital, Recife, como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Alagoas é cogitada para ser uma das subsedes da Copa e receber treinos de seleções que farão seus jogos em Recife.

No último dia 13, o governador Teotonio Vilela afirmou durante um encontro com o técnico Luiz Felipe Scolari no Palácio Floriano Peixoto, que o ministro dos Esportes Aldo Rebelo é favorável para que Estado possa ser um centro de treinamento de uma importante seleção. Segundo Rebelo “Alagoas atendeu a 100% dos critérios exigidos pela Fifa”.

“Mesmo sem o emprego dos nossos policiais neste tipo de auxílio é válido lembrar que podemos enfrentar situações de perigo com artefatos explosivos e na qual temos que fazer as medidas preliminares, buscas e varreduras e principalmente o isolamento do local de risco e a solicitação do esquadrão anti-bomba”, ressalta o tenente Caitano.

A solenidade de encerramento, ocorrida no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, teve a participação do diretor de Políticas de Defesa Social, coronel Edmílson Cavalcante, que na ocasião representou o secretário de Defesa Social, coronel Dário César.

Participaram ainda o superintendente-adjunto do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Marcos Sérgio, o comandante de Operações da Força Nacional em Alagoas, capitão Gondim, representando o comandante da APM, capitão José Ricardo de Albuquerque, a chefe do Núcleo de Ensino Integrado da SEDS, Suely Cavalcante e o subchefe do Núcleo de Planejamento de Ensino Integrado, Émerson Moura.

Durante o encerramento dos cursos teve ainda a entrega de diplomas de agradecimento aos instrutores do curso, o subtenente Carvalho, o sargento Nery e o cabo Edson Gomes, todos da Polícia Militar do Distrito Federal. 

Primeira Edição © 2011