Minha Casa, Minha Vida garante mais 3 mil casas para Alagoas

Desse total, 930 serão construídas pelo Governo do Estado; secretário Marco Fireman participou do anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff em Brasília

12/04/2012 15:46

A- A+

Seinfra/AL

compartilhar:

Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, participou, nesta quinta-feira (12), do anúncio do resultado da Seleção de Propostas do Programa do Minha Casa, Minha Vida. Para Alagoas, o programa garante a construção de mais 3.040 casas, sendo que 930 delas serão construídas pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Marco Fireman destacou o empenho do Governo do Estado para reduzir o déficit habitacional em Alagoas. “Em toda a história de Alagoas, apenas 25 mil casas haviam sido construídas até 2007. Hoje, graças à política habitacional do governador Teotonio Vilela Filho, temos mais de 40 mil casas em andamento, e essas três mil casas vêm ampliar ainda mais o nosso trabalho”, ressaltou o secretário.

A presidenta Dilma Rousseff informou que serão beneficiadas famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil e que vivem em municípios com população de até 50 mil habitantes. Além de melhorar a vida da população, o Minha Casa, Minha Vida impulsiona a economia brasileira.

“O investimento do Governo nesses municípios significa levar oportunidade de emprego, gerar e fazer rodar o círculo virtuoso, porque o comércio local vai se desenvolver, as pessoas vão demandar cimento e, assim, como a gente faz justiça social, a gente faz crescimento econômico. É com a mesma engrenagem que as coisas são produzidas”, avalia Dilma Rousseff.

O Governo Federal vai investir R$ 2,8 bilhões na primeira etapa do programa, que construirá 107 mil novas moradias em 2.582 municípios brasileiros. Só em Alagoas serão mais 3.040 unidades habitacionais com recursos garantidos pelo Ministério das Cidades.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), será responsável pela construção 930 unidades habitacionais em 21 municípios do interior do Estado. Mais 49 municípios alagoanos serão atendidos com a construção de 2.110 habitações, sendo estas com contrapartida das prefeituras municipais.

Destaque alagoano

Em 2011, o Estado foi o segundo colocado no ranking de financiamentos de moradias na Região Nordeste, na primeira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. A informação foi divulgada pela Caixa Econômica Federal, ao ressaltar ainda o crescimento e a consolidação do mercado imobiliário em Alagoas.

Em dezembro de 2010, o jornal Valor Econômico já havia apontado Alagoas como um dos cinco estados brasileiros a superar as metas do Minha Casa, Minha Vida, estabelecidas para aquele ano. De acordo com a reportagem, Alagoas ultrapassou a meta em mais de 30%, principalmente com as ações do Governo destinadas a famílias com até três salários mínimos. Em fevereiro de 2011, o assunto voltou a ser destaque no jornal O Estado de São Paulo.
 

Primeira Edição © 2011