Greve na Uncisal continua por tempo indeterminado

Decisão foi tomada em assembleia na manhã de hoje; professores vão encaminhar contraproposta ao governo

12/04/2012 09:54

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

Professores e estudantes da Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) decidiram na manhã de hoje (12), em assembleia, continuar com a greve deflagrada dia 22 de março. De acordo com o professor George Sousa, vice-presidente da Associação dos Professores da Uncisal, apesar de o canal de negociação está aberto, a categoria decidiu enviar uma contraproposta ao governo estadual com reinvidicações da classe.

Ainda conforme o professor, a categoria quer que o governo se comprometa a cumprir as reivindicações da categoria. “Queremos que o governo deixe de promessa, mas garanta que nossas reinvidicações serão atendidas. Até agora não temos nada de concreto”, falou George ao Primeira Edição.

George explica que nesta sexta-feira (13), pela manhã, os professores e alunos estarão reunidos com o comando de greve para definir a mobilização da próxima semana. “Não estamos contentes ainda com o que nos foi apresentado pelo governo. A categoria decidiu que a greve continua e amanhã vamos traçar novas metas e rumos para a mobilização”, disse.

Entre as questões a serem apresentadas ao governo, segundo George, estão a viabilização de um hospital escola para os alunos da Universidade; a reposição salarial – os professores querem uma equiparação com os salários pagos aos professores da Uneal e que seja de forma retroativa ao ano de 2008; a partir do próximo ano o reajuste seja real, em relação ao IPCA(Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA); além de atender os pedidos dos alunos.

No início do mês, a categoria esteve reunida com o vice-governador Thomaz Nonô. Nonô disse que algumas reivindicações vêm sendo atendidas. Depois do encontro, o Governo chegou a publicar no Diário Oficial a autorização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para preenchimento de 704 vagas, de níveis médio e superior, para cargos de professores e servidores administrativos.

No entanto, um edital para a realização de um concurso público para o quadro efetivo da universidade ainda ao foi lançado. Algumas demandas dos estudantes como bolsa de estudo, também não foram alcançadas.


 

Primeira Edição © 2011