CESMAC e SOBRAMES/AL abrem Congresso Internacional da Evolução da Medicina

Evento traz para Maceió palestrantes do Brasil, México, França e Malásia

11/04/2012 14:26

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Centro Universitário CESMAC e a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES/AL) realizam, a partir de hoje, 11 de abril, até o próximo sábado, 14, o Congresso Internacional da Evolução da Medicina – Enigmas da Vida – da medicina milenar às nanotecnologias.

O evento recebe a participação de profissionais, estudantes e pesquisadores da área da Saúde de diversos lugares e países, e tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a trajetória do imaginário e dos estudos das ciências biológicas e da saúde em função do futuro. Palestrantes de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília fazem parte do grupo de brasileiros com palestras durante o evento. Já os convidados internacionais chegam de países como México, França e Malásia.

A conferência de abertura, marcada para às 19h de hoje no Hotel Ritz Lagoa da Anta (Cruz das Almas), debate o tema “A Bioética – da sua criação aos dias atuais”, tendo como conferencista o professor doutro Nelson Rubens Mendes Loretto, da Universidade de Pernambuco (UPE).

Os demais dias de evento contam ainda com novas conferências, mesas-redondas, programação cultural, exposições, apresentações de trabalhos, entre outras atividades. Durante os quatro dias, serão debatidos temas como “as conquistas da medicina no século XX e perspectivas para o XXI”; “Evolução dos transplantes de órgãos”; “Pesquisa genética: genoma, células-tronco”; “Nanotecnologias na saúde”; “Robótica”; entre outros assuntos ligados às ciências biológicas e da saúde em discussão e destaque na medicina mundial.

As exposições de pôsteres e as sessões de comunicação oral estão marcadas para o sábado, 14, quando também acontece uma mesa redonda sobre os “Avanços da Medicina: robótica e nanotecnologia”, com a presença de professores doutores do Centro Universitário CESMAC, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

A cerimônia de encerramento está marcada para às 16h, com homenagens e agradecimentos. “Será um evento como nunca visto antes em Alagoas. Traremos renomados palestrantes para Maceió, com debates atuais sobre as várias áreas da saúde”, afirmou o vice-reitor do CESMAC, professor doutor Douglas Apratto Tenório. “Esperamos reunir mais de 400 pessoas durante os quatro dias. Estudantes e profissionais serão atualizados sobre o que está sendo discutido no Brasil e no mundo sobre a evolução da medicina e, assim, também, movimentar setores em nosso Estado como bares, restaurantes, transporte e o setor hoteleiro”, destacou o reitor da IES, João Rodrigues Sampaio Filho. 

Primeira Edição © 2011