Rick Santorum desiste da pré-candidatura republicana nos EUA

Desistência de conservador abre caminho para o favorito Mitt Romney. Oposição decide quem vai enfrentar presidente Obama nas urnas.

10/04/2012 13:33

A- A+

G1

compartilhar:

O pré-candidato republicano à presidência dos EUA Rick Santorum anunciou nesta terça-feira (10) que renuncia à sua tentativa de ser o nome republicano na eleição presidencial norte-americana de novembro.

A desistência do ultraconservador católico foi anunciada em discurso em Gettysburg, seu reduto eleitoral no estado da Pensilvânia, após uma onda de boatos sobre sua iminente saída.
Santorum afirmou que a decisão de suspender a campanha foi tomada após uma semana de "reflexão e oração".

"Mesmo que esta campanha presidencial tenha chegado ao fim para mim, e suspendemos nossa campanha a partir de hoje, nós não abandonamos o combate", disse, ao fim de seu discurso.

O ex-senador havia interrompido a campanha após uma pausa para a Páscoa, em que ocorreu a hospitalização de sua filha Bella, que sofre de uma anomalia cromossômica rara.

Com a saída de Santorum, segundo colocado, fica aberto o caminho para o até agora favorito na corrida atrás dos votos dos 1.144 delegados do partido, Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts.

Após o anúncio, Romney divulgou um comunicado em que diz que o senador Santorum foi um "concorrente hábil e valoroso".

"Eu o cumprimento pela campanha que fez. Ele provou ser uma voz importante no nosso partido e na nação. Nós ambos reconhecemos que o mais importante é colocar as falhas dos últimos três anos para trás e colocar a América novamente no caminho da prosperidade."
O estado, em que Santorum, de 53 anos, é senador, terá prévias em 24 de abril.

Ele vinha dizendo que acreditava que uma vitória "em casa" pudesse provocar uma "virada" em sua campanha. Mas as recentes pesquisas mostravam vantagem dee Romney no estado.

Analistas afirmaram que, mesmo sem chances há tempos, Santorum seguiu adiante com sua campanha para tentar se cacifar como alternativa do partido para 2016.
Os demais pré-candidatos, Newt Gingrich e Ron Paul, sem muitas chances, ainda seguem na corrida.

O candidato republicano vai disputar contra o presidente Barack Obama, já definido pelo Partido Democrata como candidato à reeleição em novembro.

Primeira Edição © 2011