Operação Íris:Receita Federal apreende produtos contrabandeados em Maceió

Agentes da Receita Federal, Policiais Federais e da Força Nacional participam da operação que está em várias ruas de Maceió

10/04/2012 08:36

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

A Receita Federal desencadeou na manhã de hoje (9) em Maceió, a Operação Íris, que busca apreender produtos pirateados em óticas no Centro da cidade. A ação envolve 14 agentes da Receita Federal, 6 policiais federais e cinco homens da Força Nacional. Segundo informações apuradas pelo Primeira Edição, a operação surgiu a partir de denúncias que empresas do ramo oftalmológico estariam comercializando produtos contrabandeados. 

Eliene Rodrigues Soares, chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando da Receita Federal, disse em entrevista ao Primeira Edição que a operação ocorre como um trabalho administrativo e não há mandados de prisão expedido. "No entanto, todos os produtos de origem duvidosa serão apreendidos dos estabelecimentos", explicou.

“ A operação Íris é um trabalho administrativo e surgiu a partir de denúncias. Aí nós realizamos investigações preliminares para poder então agir no local e momento certo”, revelou Eliane. “Estamos contando com o apoio da Polícia Federal e da Força Nacional por questões de segurança. A operação teve início às 9 horas da manhã desta segunda-feira e por enquanto será apenas em Maceió”, acrescentou.

Segundo Eliane Soares, as óticas estariam comercializando produtos pirateados, e em alguns casos algumas marcas estrangeiras em que o Brasil não é detentor da patente no país. Os produtos apreendidos, sem nota fiscal, serão levados para o prédio da  Receita Federal no bairro Jaraguá.

A operação deve terminar ainda esta manhã e as investigações seguem para autuar os culpados que terão que prestar esclarecimentos junto a Receita Federal. Seis empresas já foram fiscalizadas pelos agentes na manhã de hoje. 
 

Primeira Edição © 2011