Manifestantes protestam contra a privatização do HU

Movimento acontece em várias capitais do Brasil

10/04/2012 14:33

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

Um movimento que acontece em diversas capitais do Brasil reúne várias pessoas no Centro de Maceió, em frente ao antigo prédio do Produban, nesta terça-feira (10), para protestar contra a privatização da saúde. Professores e estudantes da Universidade Federald e Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências e Saúde de Alagoas (Uncisal), integrantes da Central Única dos Trabalhadors (CUT) entre outras organizações sindicais se reúnem para convocar a sociedade para assinar um abaixo-assinado na tentativa de impedir a privatização do Hospital Universitário (HU).

Depois de colher as assinaturas, o documento deverá ser entregue a reitoria da Ufal e encaminhado para Brasília.

Além desse objetivo, os manifestantes também pretendem explicar os impactos que a privatização da saúde pode causar aos usuários do serviço público.

Os manifestantes dão como exemplo a privatização do HU de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, que teve 30% dos seus leitos vendidos. Além de desrespeitar a autonomia universitária, ainda coloca em risco a independência das pesquisas e estágios em HUs.

Outro agravante é a possibilidade do fim dos concursos públicos já que os médicos que poderão ocupar as vagas nesses hospitais, poderão ser indicações da prestadorea de serviços médicos.
 

Primeira Edição © 2011