Hemoal necessita com urgência de sangue A e B Positivos e B Negativo

Para se candidatar à doação de sangue o voluntário deve comparecer ao Hemoal de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h

10/04/2012 15:28

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Depois do último feriado da Páscoa marcado pelo grande consumo de sangue A e B Positivos, além de B Negativo, o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com carência dessas tipagens. Para não inviabilizar o atendimento no Hospital Geral do Estado (HGE), no Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA) e na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), a direção da Hemorrede Pública de Alagoas apela por doações.

Para se candidatar à doação de sangue o voluntário deve comparecer ao Hemoal de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. O órgão está localizado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. Caso prefiram, os doadores podem se deslocar até a Unidade Farol, situada na Avenida Fernandes Lima, no Hospital do Açúcar, que funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h.

Para os moradores do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). A unidade está localizada na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. “Fazemos um apelo à população para que se candidate à doação de sangue, porque nosso estoque está deficitário e o sangue não se fabrica artificialmente, não é encontrado em farmácias e, se não houver doadores, não existirá estoque para salvar a vida das vítimas de acidentes e da violência”, destaca a assistente social do Hemoal, Nadja Braga.

Quem pode doar sangue

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

O voluntário também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Primeira Edição © 2011