Governo sírio anuncia retirada de parte de suas tropas em Homs

10/04/2012 13:10

A- A+

EFE

compartilhar:

O ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid al Muallem, anunciou nesta terça-feira a retirada de parte das tropas do regime de Bashar al Assad na cidade de Homs, considerado o principal reduto opositor no país árabe.

Muallem informou ao chanceler russo, Sergei Lavrov, que 'uma parte das forças governamentais deixou Homs e foi transferida ao seu local habitual', informou o Ministério das Relações Exteriores russo, segundo agências locais.

O chefe da diplomacia síria comunicou a Lavrov que essa era 'uma informação oficial recém-recebida de Damasco', assinala o comunicado.

Em resposta, 'a parte russa elogiou as medidas do Governo da Síria e pediu a Damasco dar novos passos em cumprimento ao plano de paz do mediador internacional Kofi Annan', acrescenta a nota.

Após as consultas com seu colega russo, Moualem afirmou em entrevista coletiva que o Governo de Damasco já havia retirado 'algumas unidades militares de províncias sírias'.

Ao mesmo tempo, denunciou que este processo de recuo militar é acompanhado do 'constante aumento da atividade de grupos armados' em distintas regiões do país.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que nesta terça-feira não conclui, mas começa o prazo para retirada de todas as tropas do Exército sírio das cidades dentro do plano de Annan.

'Em um primeiro passo, o Conselho de Segurança da ONU pediu ao Governo iniciar a retirada das unidades militares de forma clara, que possa ser vista, e não retirá-las em sua totalidade', sentenciou Lavrov. 

Primeira Edição © 2011