Unidades da Sesau realizam mais de 2 mil atendimentos na Páscoa

Foram realizados 2.104 atendimentos, desde as primeiras horas da última quinta-feira (5) até as 23h59 deste domingo (8)

09/04/2012 12:10

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aponta que, durante o último feriado da Páscoa, foram realizados 2.104 atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Emergência do Agreste, Serviço Móvel de Urgência (Samu) e Hemorrede Pública de Alagoas. Os dados, obtidos pela Superintendência de Atenção à Saúde (SUAS), foram computados desde as primeiras horas da última quinta-feira (5) até as 23h59 deste domingo (8).

Na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, foram registrados 135 atendimentos, sendo 24 em consequência de acidentes de motocicleta e 20 em decorrência de quedas da própria altura. No HGE, em Maceió, foram atendidas 1.235 pessoas, sendo 285 por acidentes casuais, 21 em razão de acidentes de trabalho, 78 devido a agressões corporais, por armas brancas e de fogo, 147 em decorrência de acidentes de trânsito e 699 dos atendimentos foram casos clínicos.

Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 558 atendimentos durante os quatro dias do feriadão. Deste total, 98 ocorreram em razão de traumas registrados no trânsito, por afogamentos e ferimentos com armas brancas e de fogo, além dos casos clínicos psiquiátricos e obstetrícios. E nos Hemocentros Regional de Arapiraca (Hemoar) e de Alagoas (Hemoal) registraram-se 86 atendimentos, sendo 18 hematológicos e 68 hemoterápicos.

Redução

De acordo com as estatísticas divulgadas nesta segunda-feira (9), o número de atendimentos registrados na Páscoa deste ano foi inferior ao computado no ano passado. Isso porque, em 2011 foram efetuados 2.114 procedimentos e este ano o número caiu para 2.104 procedimentos.

Para se ter ideia, na Páscoa do ano passado o HGE contabilizou 1.212 procedimentos e neste ano o número aumentou para 1.235. Já na UE do Agreste foram 135 atendimentos este ano contra 103 de 2011. Na Hemorrede o número de atendimentos sofreu uma redução, já que foram 86 em 2012 contra 153 no ano de 2011.

Casos clínicos

Diante do grande número de atendimentos clínicos registrados no HGE, o superintendente de Atenção à Saúde, Sival Clemente, apelou para que a população possa procurar os ambulatórios 24 horas antes de se dirigir a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas.

“Verificamos, mais uma vez, que os casos clínicos continuam sendo responsáveis pela alta demanda de pacientes no HGE, já que dos 1.235 atendimentos contabilizados, 699 foram casos clínicos, o que representa mais da metade do montante. Essa situação deve ser revertida para que tenhamos um atendimento com maior qualidade e mais humanizado, porque o HGE é um hospital de urgência e emergência e sua destinação deve ser para os pacientes em caso grave, a exemplo das vítimas de politraumatismo, decorrentes de acidentes de trânsito”, explicou o superintendente.

Clemente enfatizou que, em casos clínicos, como vômitos, dores de cabeça e pequenos ferimentos, o atendimento deve ser realizado nos postos de saúde. “Se o problema se tratar de uma urgência, os ambulatórios 24 horas devem ser procurados, pois neles existem médicos que farão uma triagem para analisar se o caso requer encaminhamento ou não para o HGE”, evidencio. 

Primeira Edição © 2011