Testagem de DST/Aids mobiliza moradores do Benedito Bentes

Na ação, foi registrada a predominância da população masculina, com 450 pessoas realizando a coleta de sangue para a detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e HTLV

09/04/2012 15:18

A- A+

Secom

compartilhar:

O Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou a campanha preventiva que vem realizando desde o carnaval, com uma ação de testagem para os moradores do Benedito Bentes e conjuntos adjacentes. Na ação – que contou com a participação da equipe do Consultório de Rua Fique de Boa que atua na região, trazendo moradores de rua para fazer os exames – foi registrada a predominância da população masculina, com 450 pessoas realizando a coleta de sangue para a detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e HTLV.

A campanha de testagem pós-carnaval foi realizada pelo programa em duas etapas – a primeira, no calçadão do comércio – para detectar precocemente os casos de infecção ocorridos no período carnavalesco, considerados de grande vulnerabilidade. Além dos exames, a equipe distribuiu material informativo e orientou acerca dos serviços disponibilizados pelo município para a prevenção contra as DSTs.

Segundo a coordenadora do Programa, Sandra Gomes, a campanha foi realizada seguindo a orientação do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, como mais uma medida para evitar a proliferação do vírus HIV – que vem aumentando na população jovem feminina e homossexual – e das demais doenças sexualmente transmissíveis.

Todos os exames realizados na ação serão disponibilizados num prazo de quinze dias, podendo ser retirados pelos usuários de Maceió nas unidades mais próximas de suas residências. A coordenação lembra também que os casos detectados serão encaminhados de imediato para a realização do tratamento e aconselhamento psicológico e social. Já as pessoas que tiverem resultado negativo para seu exame – claramente motivado pela exposição a alguma situação de risco – passarão por aconselhamento individual, reforçando a conscientização sobre o assunto.

Primeira Edição © 2011