Sorologia da aftosa em Alagoas examinará 2.430 animais

09/04/2012 14:42

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Com o resultado positivo da auditoria técnica realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na estrutura montada em Alagoas no combate à aftosa, foi dado início aos preparativos para uma nova etapa no processo de reclassificação do Estado para zona livre da aftosa com vacinação, a sorologia.

Reunidos em Brasília, o diretor Técnico da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Ironaldo Monteiro; e o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, Caio Coelho; além da coordenadora do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Fátima Carvalho, debateram a logística necessária para a realização da sorologia em Alagoas com técnicos do Departamento de Sanidade Animal do Mapa.

Na reunião foi definido, a princípio, que Alagoas terá 81 propriedades rurais submetidas ao exame. As fazendas serão escolhidas por sorteio realizado pelo Mapa nas próximas semanas. A sorologia tem o objetivo de verificar se há ou não a circulação do vírus da aftosa em Alagoas.
No geral, o Ministério da Agricultura estipulou como meta para o Estado o exame em 2.430 animais com idade que varia de seis a 24 meses.

“A sorologia vai contemplar a maioria dos municípios alagoanos. O exame será realizado em 30 animais por propriedade. Ficamos agora no aguardo das próximas etapas do processo”, informou o diretor Ironaldo Monteiro.

Nas próximas semanas, o Mapa estará divulgando o calendário de treinamento e o início da sorologia em Alagoas, que serão realizados conjuntamente com os demais Estados nordestinos que passaram pela auditoria técnica.

Para a realização da sorologia, o Ministério da Agricultura fará uma capacitação junto aos técnicos da Adeal. Eles serão divididos em grupos e serão responsáveis pela condução das coletas de sangue e envio das amostras ao laboratório credenciado e selecionado pelo Mapa.

Primeira Edição © 2011