Nova composição do Gecoc é anunciada

Alfredo Gaspar de Mendonça, Hamilton Carneiro Júnior e Antonio Luiz dos Santos Filho fazem parte do grupo; posse está marcada para quarta-feira

09/04/2012 11:30

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, anunciou, nesta segunda-feira (9), a nova composição do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público Estadual. Os promotores Alfredo Gaspar de Mendonça, Hamilton Carneiro Júnior e Antonio Luiz dos Santos Filho passam a atuar juntos no desmantelamento de quadrilhas que estejam atuando em Alagoas. A posse está marcada para quarta-feira (11), às 10h, no prédio-sede do MPE, ao lado das posses do novo subprocurador-geral Judicial, Afrânio Roberto Pereira de Queiroz e do novo subprocurador-geral Administrativo, Sérgio Jucá.

Os nomes foram definidos em uma reunião que durou toda manhã desta segunda-feira. Para Eduardo Tavares, a preocupação no combate à violência está presente no dia a dia do Ministério Público e que por isso o Gecoc aparece como um aliado da sociedade, especialmente no trabalho de inteligência. Ele ressaltou o trabalho em parceria com as demais instituições da área de segurança pública, destacando o apoio recebido da 17ª Vara Criminal, do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), da Secretaria de Defesa Social, Polícia Civil, Militar, Polícia Federal e Rodoviária Federal.

Alfredo Gaspar e Hamilton Carneiro retornam ao Gecoc após um ano atuando em suas promotorias de origem. Eles fizeram parte da primeira composição da gestão de Eduardo Tavares. Já Antonio Luiz dos Santos Filho será remanescente do grupo atual, que era coordenado pelo promotor Luiz Vasconcelos, que seguirá como assessor especial do PGJ, e também tomará posse na quarta-feira.

Em breve, o Gecoc passará a se chamar Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), ganhando mais poderes de ação, como está previsto no projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa. Essa mudança atende a uma questão de taxonomia sugerida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), bem como para aumentar o raio de atuação do colegiado de promotores que tem apresentado excelentes resultados desde sua criação.

Primeira Edição © 2011