Em reunião, Dilma reclama a Obama por depreciação do dólar

Presidente do Brasil chegou em Washington neste domingo, 8 e afirmou ter “excelentes expectativas”

09/04/2012 12:40

A- A+

Redação com agências

compartilhar:

A presidente Dilma Rousseff aproveitou seu encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para reclamar sobre o que chamou de a “preocupação do Brasil com a depreciação da moeda de países desenvolvidos”. A reunião aconteceu durante a manhã desta segunda-feira (9), na Casa Branca.

A presidente Dilma Roussef reclamou ao colega americano Barack Obama sobre o que chamou de a "preocupação do Brasil com a depreciação da moeda de países desenvolvidos", durante reunião na manhã dessa segunda-feira na Casa Branca.

Falando ao lado de Obama após o encontro, Dilma se estendeu sobre o assunto e afirmou que o desequilíbrio cambial no mundo prejudica os países emergentes. A primeira parte da reunião entre os presidentes durou 1h30, o dobro do tempo previsto.

QUESTÃO CAMBIAL
A questão cambial se tornou nos últimos meses a principal bandeira do governo Dilma em relação à Economia internacional.

Falando sobre a crise, a presidente disse que os EUA também têm responsabilidade em puxar a retomada global.

Dilma pediu maior integração e, para tanto, o fim de medidas protecionistas na região --incluindo o que chamou de protecionismo cambial.

Obama que falou antes da presidente agradeceu a visita e ouviu atento com a mão no queixo. O tema cambial foi o único ponto de atrito mencionado pela presidente após a reunião de trabalho.

Eles abordaram ainda comércio bilateral, investimento entre os dois países, a oportunidade de negócio para americanos em vista da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, a ampliação de parceria na área de inovação e educação e a segurança cidadã relacionada ao

problema do narcotráfico na região.
Depois de falar com a imprensa os dois lideres continuariam a reunião em um almoço oferecido por Obama.

Ainda nesta segunda, os presidentes das duas maiores democracias das Américas devem discutir questões como a Síria, política monetária, contratos na área de defesa, alem do petróleo offshore brasileiro.

Dilma também almoçará com Obama na Casa Branca antes de se reunir com CEOs brasileiros e americanos. Logo depois, a presidente participará do encerramento do seminario Brasil-EUA: parceria para o século XXI.

À noite, a presidente será homenageada com um jantar na Embaixada do Brasil em Washington. A Casa Branca não oferecerá um jantar oficial à Dilma. Nas últimas duas décadas, o único chefe de Estado brasileiro a ser homenageado com um banquete foi Fernando Henrique Cardoso, recebido por Bill Clinton, em 1994.

Dilma chegou em Washington neste domingo (8) e afirmou ter “excelentes expectativas” para sua visita.

*Informações Folha Online e Terra

Primeira Edição © 2011