Alunos do IFAL têm a chance de realizar estágios na China e Coreia do Sul

09/04/2012 07:37

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A chance de os alunos do Instituto Federal de Alagoas estudar na China e Coreia do Sul ainda realizarem estágios profissionais nas indústrias desses dois países asiáticos ficou bem mais perto com a possibilidade de assinatura de um termo de cooperação técnica, no próximo de junho, entre o governo federal e essas duas nações orientais.

O reitor do IFAL, Sérgio Teixeira participou, entre o final de março e o início deste mês, de uma missão internacional à China e à Coreia do Sul com a finalidade de formalizar o intercâmbio cultural nas áreas acadêmica e de educação profissional e tecnológica.

Sérgio Teixeira participou da missão aos países da Ásia, representando o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

"A missão foi proporcionada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo programa, denominado Ciências sem Fronteiras, o aluno poderá participar de programas- sanduíche fora do país, com transporte, bolsas e estudos e taxas pagas pelo governo federal. No caso dos países asiáticos, o Ministério da Educação assinará um termo de cooperação com uma pasta da China e da Coreia do Sul que possui mesmas características da Capes. E, assim poderemos ter alunos das universidades e dos institutos federais realizando intercâmbio cultural e fazendo estágio em indústrias como a, automobilística Hyundai. É a oportunidade de vermos, em pouco tempo, um aluno egresso do ensino fundamental de uma escola pública e atual estudante do IFAL, de repente fazer estágio em uma indústria de tecnologia chinesa ou coreana”, disse o reitor.

O Instituto Federal de Alagoas começa a preparar os alunos para esse desafio, por intermédio da implantação de um Curso de língua destinado aos discentes e servidores e assim deixa-los aptos a participarem das próximas missões. Segundo Sérgio Teixeira “é uma forma de abertura de novas portas, desta vez em âmbito internacional para que nossos alunos conheçam a pesquisa avançada e as novas tecnologias que fazem da Ásia o maior parceiro do Brasil na área de exportação”.

O Programa Ciência sem Fronteiras visa propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados. São 72 mil bolsas de estudos oferecidas pelo governo federal e mais 26 pelas empresas privadas.

Durante as visitas à China e à Coreia do Sul, o reitor Sérgio Teixeira fez uma apresentação da Rede Federal de Educação Profissional e do Instituto Federal de Alagoas para dirigentes das melhores universidades dos dois países. Além da presença do IFAL, reitores das universidades consideradas de excelência do Brasil participaram da missão que começou no dia 28 de março e foi concluída no dia 3 de abril.

Primeira Edição © 2011