Estudantes brasileiros de medicina vão aprender cirurgia cardíaca em Maceió

08/04/2012 13:05

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Estudantes e formandos de medicina de todo o país terão oportunidade de conhecer esta semana em Maceió, os últimos lançamentos tecnológicos e as mais novas técnicas de cirurgias cardíacas. Elas serão apresentadas durante o 39º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular, que reunirá mais de 1.500 profissionais e pesquisadores de países como EUA, Inglaterra, Itália, Canadá, Portugal, Suíça, África do Sul e China.

Cirurgiões-cardíacos renomados, do Brasil e do exterior, ministrarão aulas na apresentação de suas técnicas e mostrarão em módulos educativos, com direito a centos cirúrgicos simulados, como realizar procedimentos cirúrgicos os mais diversos, incluindo transplantes de coração.

Os estudantes estarão participando do I Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular, que será realizado simultaneamente ao congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).

Segundo o presidente da SBCCV, Walter Gomes, promotor do evento, o intuito é investir na preparação profissionais de futuros cirurgiões. Isso, em sua opinião, contribuirá para manter a alta qualidade da cirurgia cardiovascular brasileira – “hoje reconhecidamente entre a melhor no mundo” – e dar à sociedade o padrão de qualidade que merece na área.

As aulas constarão da programação Techno College, no módulo educativo do congresso, e poderão também ser importantes para profissionais médicas que também atuam na área, como fisioterapeutas, enfermeiros e hiperfusionistas.

Gomes também destacou a importância de outras especialidades médicas nessa discussão, em especial pediatras, hoje cada vez mais integrados ao processo de cirurgias cardiopediátricas.

O entendimento da SBCCV, segundo ele, é de que todos os profissionais que atuam na área, e não apenas futuros cirurgiões cardiovasculares, precisam se inteirar e conhecer em detalhes os avanços tecnológicos, como por exemplo a primeira válvula cardíaca brasileira – a Inovare – e o primeiro coração artificial produzido no país.

Isso vale também para as novas técnicas cirúrgicas, cada vez mais menos invasivas, o conhecimento de novos dispositivos cardíacos que ajudam no restabelecimento do paciente, as novas próteses e a resposta do tratamento a esses métodos e inovações científicas.
O congresso, que será aberto à participação também de médicos de outras áreas, acontecerá no período de quarta-feira (11), dia da abertura no Hotel Radson, a sábado (14), no Centro de Convenções de Maceió.

Primeira Edição © 2011