Toledo: “Não sei nada sobre o afastamento de Marquinhos Madeiros”

Fernando Toledo falou também sobre a 'carteirada' de Thayse Guedes e a disputa do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas

05/04/2012 07:21

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

O líder do PT na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o deputado Marquinhos Madeiros deve se afastar da Casa de Tavares Bastos na próxima semana. Em seu lugar assume Patrícia Sampaio, pré-candidata à prefeitura de Palmeira dos Índios. Apesar de a notícia estar sendo divulgada pela imprensa, o presidente da ALE, deputado Fernando Toledo disse na manhã de hoje (5), no programa Cidadania, ao radialista França Moura, não saber nada sobre o afastamento do parlamentar.

‘Não tenho conhecimento disso. Não sei nada sobre essa situação e não sei nada sobre a condição de saúde do deputado Marquinhos Madeiros. Até o momento não fui comunicado ”, falou Toledo.

O líder do PT deve tirar uma licença de 121 dias, período que permite a substituição do parlamentar pelo suplente. Mesmo sendo pré-candidata, Patrícia Sampaio pode permanecer no cargo de deputada porque a legislação eleitoral não exige a desincompatibilização, afastamento do cargo para disputar eleição, como ocorre com secretários municipais que vão disputar eleição.

O afastamento de Marquinhos acontece pouco depois do afastamento de Edval Gaia . Em seu lugar assumiu Marcos Ferreira ((PSDB). Com isso, os pré-candidatos, Patrícia Sampaio  e Marcos Ferreira, candidatos em outubro, ganham visibilidade para as eleições deste ano.

Thayse Guedes

Sobre a polêmica envolvendo a deputada Thayse Guedes que teve o carro liberado depois de terem sido constatadas irregularidades durante uma blitz do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran), no bairro de Jatiúca, na terça-feira (3), o presidente Fernando Toledo disse que a Assembleia não pode ser responsabilizada por atos isolados dos parlamentares.

“ A Assembleia Legislativa não compartilha desse tipo de comportamento. São atos isolados. Eu não dou carteirada. Não é uma prática minha, presidente da Casa. Ninguém nunca ouviu falar nada de mim. Não tenho esse comportamento. A instituição não pode se responsabilizar pela conduta individual dos parlamentares”, contou durante a entrevista ao França Moura.

Tribunal de Contas

Sobre a disputa do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas, Toledo não deu detalhes. Apenas informou que até ontem havia dezessete inscrições feitas para concorrer à vaga. Esta semana foi suspenso o processo de escolha do novo conselheiro do TC por causa de um mandado de segurança pedido pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON). 

O juiz Marcelo Tadeu entendeu que o prazo de cinco dias para a inscrição dos interessados na vaga foi curto, e deveria ser ampliado para mais dez dias, porque haveria necessidade de reunir documentação e comprovantes exigidos para o pleito.

Primeira Edição © 2011