Reeducandos trabalham em obras de pavimentação do sistema prisional

Reeducandos estão trabalhando no canteiro de obras e na fábrica de blocos de cimento

04/04/2012 08:35

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) deu iniciou a pavimentação e drenagem do acesso às unidades no complexo prisional. A obra está sendo realizada através de uma parceria entre a Sgap e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Após a conclusão dos trabalhos de topografia, a obra avançou para etapa de terraplenagem, drenagem e colocação de brita.

As obras de pavimentação também contam com a participação da mão-de-obra carcerária. Reeducandos de várias unidades prisionais participam diretamente dos trabalhos no canteiro de obras. Outros custodiados trabalham na fábrica de blocos do sistema prisional, produzindo meios-fios.

Nesta etapa será pavimentado o trecho que inicia na entrada do complexo prisional e vai até o Presídio Baldomero Cavalcante. Para a pavimentação foram feitas algumas alterações na via principal do complexo prisional. As mudanças serviram para eliminar curvas fechadas que existiam no antigo trajeto. Também serão construídas duas novas pontes sobre cursos de água pluvial.

Segundo o Núcleo de Obras e Infraestrutura da Sgap, coordenado pela arquiteta Mônica Albuquerque, a entrega dessa primeira etapa da pavimentação está prevista para a segunda quinzena do mês de maio. “Num segundo momento será pavimentada as vias que dão acesso as demais unidades prisionais”, destacou.

A realização da obra é uma antiga reivindicação dos servidores e visitantes do sistema prisional. Principalmente no inverno, o acesso fica difícil, prejudicando as pessoas e deixando a vida útil dos veículos da Superintendência e dos servidores mais curta.

A pavimentação também representa um ganho na segurança. “Com as vias pavimentadas será possível um deslocamento mais rápido no caso de uma emergência médica ou mesmo no deslocamento do Grupo de Intervenção Tática (GIT) e no Grupo de Remoção de Reeducandos”. 

Primeira Edição © 2011