Projeto Pais beneficia agricultores familiares de Viçosa

04/04/2012 12:46

A- A+

Ascom - Viçosa

compartilhar:

Doze comunidades agrícolas de Viçosa irão receber kits contendo caixas d’água, carrinho de mão, mangueiras de irrigação por gotejamento e sementes de maracujá, feijão, milho e hortaliças para o fortalecimento da agricultura familiar. O município foi incluído no projeto Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Sebrae Nacional e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf).

O projeto consiste na implantação de unidades produtivas com tecnologia sustentável, com foco na preservação ambiental. Além do cultivo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, a iniciativa estimula o associativismo e a formação de cooperativas para o aumento e a diversificação da produção.

A construção das unidades em Alagoas é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), através de convênio com as prefeituras. O Pais prevê ainda a distribuição de pintinhos de um dia para ampliar a área de atuação dos pequenos produtores.

Em Viçosa serão beneficiadas 12 famílias que vivam exclusivamente da produção rural, devidamente comprovada através da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de assentados da reforma agrária e comunidades quilombolas.

O projeto-piloto será implantado na próxima terça-feira (10), às 9 horas, no lote do agricultor familiar José Luis, localizado no Assentamento Dourada. Técnicos da Seagri promoverão a capacitação das famílias beneficiadas para o início da produção e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Viçosa (Semagri) ficará responsável pelo acompanhamento e assistência técnica para a execução do projeto.

A experiência do Assentamento Dourada será estendida às demais unidades produtivas a serem implantadas no município, nos povoados Pedra Redonda, Pedra de Fogo, Tangil, Minador e do Conjunto Santa Ana. 

Primeira Edição © 2011