Presídio X Ufal: Nonô diz que não sabe como vai resolver impasse

Segundo o governador, uma medida judicial impede que os presos de Arapiraca sejam transferidos

04/04/2012 08:20

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

Em entrevista na manhã de hoje (04) ao radialista França Moura no programa Cidadania, o governador em exercício, José Thomaz Nonô, disse que ainda não tem uma solução para a questão da segurança do Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca. Segundo ele, uma ação civil pública impetrada pelo juiz José Miranda da 4ª vara impede a transferência dos detentos e determina multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento.

De acordo com Nonô, a intenção do governador Teotonio Vilela Filho era transferir os presos para Maceió. “O ano passado, dia 09 de dezembro, teve uma reunião no palácio para discutir a construção de um novo presídio em Arapiraca e o que fazer com a população carcerária. Começamos a nos mobilizar nesse sentido, mas o juiz entendeu que deveria garantir o direito dos familiares a visita dos detentos”, disse.

“O juiz diz na sua decisão que o Estado deve se abster de desativa o presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza até segunda ordem. E todo mundo sabe, medida judicial é pra se cumprir”, completou José Thomaz Nonô.

Ainda segundo o governador, na manhã de hoje, uma reunião em Arapiraca discute o problema. “Não posso estar lá por causa de outros compromissos, mas Rogério Téofilo, (secretário estadual de Articulação Política), está representando o governo e assim que acabar a reunião seremos comunicados sobre o que foi acordado”, contou.

Leia também: 

Reeducandos fogem de presídio e invadem campus da Ufal em Arapiraca

Estudantes e servidores da Ufal em Arapiraca fecham rodovia AL-115

“Eu imagino o pânico que foi no Campus. Professores, funcionários, estudantes, estou sensível à situação, mas infelizmente existem dois problemas: o presídio não poderia ser vizinho de um Campus e a questão da decisão judicial que impede a transferência dos presos”, falou.

Nonô falou também que esteve reunido com a deputada Célia Rocha e que já entrou em contato com o reitor da Ufal, Eurico Lôbo. 

Entenda 

Uma fuga de presos provocou pânico à comunidade acadêmica nesta segunda-feira (2), em Arapiraca. Pelo menos 15 detentos conseguiram escapar do presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza. Os presos invadiram o campus e houve troca de tiros.

A fuga teria sido facilitada por dois homens, que aguardavam os presos do lado de fora do presídio, em um van, que levou parte dos reeducandos. As aulas foram suspensas depois do anúncio da fuga. Estudantes assustados saíram às pressas da universidade. O episódio não foi o primeiro do tipo. Em novembro de 2011, o campus da Ufal em Arapiraca foi invadido por presos durante uma fuga.
 

Primeira Edição © 2011