Presença da Al Qaeda no Mali preocupa Conselho de Segurança

04/04/2012 13:15

A- A+

Reuters

compartilhar:

O Conselho de Segurança da ONU afirmou nesta quarta-feira estar preocupado com a presença da Al Qaeda em Mali e advertiu que extremistas islâmicos poderão enfraquecer ainda mais a segurança no país do oeste da África, onde um golpe militar no mês passado deu mais força a uma rebelião separatista.

Em sua terceira declaração desde o golpe de 22 de março promovido por soldados insatisfeitos com o fracasso do governo de Mali em conter a rebelião no norte do país, o Conselho de Segurança pediu mais uma vez a restauração da ordem constitucional.

O conselho, integrado por 15 países, também expressou seu apoio aos esforços promovidos pela Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para restaurar a ordem em Mali.

O chefe para assuntos políticos da Organização das Nações Unidas, Lynn Pascoe, disse ao conselho na terça-feira que a CEDEAO colocou cerca de 3 mil soldados de prontidão para atuar no Mali.

Pascoe também afirmou que a situação no Mali "tomou um rumo para o pior ao longo dos últimos dias", disse a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, a jornalistas na terça-feira. Rice é a presidente do Conselho de Segurança durante o mês de abril.

Na declaração desta quarta-feira, o conselho "pede que os rebeldes cessem imediatamente toda a violência e que todos os partidos do Mali busquem uma solução pacífica por meio de um diálogo político apropriado... o conselho ressalta a importância da segurança dos civis e do respeito aos direitos humanos."

Embora a intenção dos líderes do golpe era dar mais força para que o Exército reprimisse a revolta dos rebeldes tuaregues, a tomada do poder deflagrou um arrastão rebelde pelo norte do país, incluindo no antigo posto comercial de Timbuktu.

"O Conselho de Segurança condena fortemente os ataques contínuos, os saques e a tomada de território promovidos pelos grupos rebeldes no norte do Mali e exige o fim imediato das hostilidades", diz o texto.

Primeira Edição © 2011