França: Ação antiterrorista detém 10

Polícia fez detenções em seis cidades francesas. Suspeitos pertencem a grupos radicais islâmicos.

04/04/2012 05:24

A- A+

Portal AZ

compartilhar:

Dez pessoas foram detidas nesta quarta-feira (4) na França, em uma nova operação contra grupos supostamente radicais islâmicos em diversos pontos do país, informou a polícia francesa.

As detenções ocorreram em Marselha, Valence, Carpentras, Pau, Roubaix e Trappes.

Os detidos supostamente haviam participado de treinamentos de fundamentalistas no Paquistão e no Afeganistão ou se dispunham a fazê-lo, explicou a emissora de rádio “France Info”.

Os suspeitos consultavam sites fundamentalistas com apologia à violência ou ataques a determinadas comunidades, assinalou a rede de televisão “BFM TV”. 

A operação, realizada sob a supervisão da Promotoria antiterrorismo de Paris em cima da base de informações recolhidas pelos serviços secretos franceses, teve início às 6h locais (1h de Brasília). 

O Ministério do Interior justificou a operação agora porque “não se pode correr nenhum risco” depois dos massacres de Toulouse e Montauban, em março, reivindicados em nome da al-Qaeda pelo jovem Mohammed Merah, que foi abatido pela polícia no último dia 22.

Na terça-feira (3), 13 das 17 pessoas detidas em diversos pontos da França na última sexta-feira (30) em outra ação policial contra a organização islamita “Forsane Alizza” foram apresentadas à Justiça sob a acusação de terrorismo.  

Primeira Edição © 2011