Endocrinologista tira dúvidas sobre dieta, emagrecimento e alimentação

Alfredo Halpern explicou que, nas refeições, o ideal é beber até 100 ml. Após o programa, médico participa de chat ao vivo com Mariana Ferrão.

04/04/2012 11:37

A- A+

Bem Estar

compartilhar:

Atividade física, alimentação, hormônios, vitaminas, disposição e emagrecimento são temas cercados de mitos. A equipe do Bem Estar foi às ruas para saber quais as dúvidas dos brasileiros sobre esses assuntos. Beber líquido durante as refeições faz bem? Comer doce à noite engorda mais?

Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, estudos recentes têm provado que os alimentos ingeridos de manhã são mais bem processados, digeridos e queimados pelo organismo. Isso significa que os alimentos do café da manhã tendem a engordar menos que os do jantar.

O organismo não queima os alimentos do mesmo jeito nem os absorve igualmente ao longo do dia. Se uma pessoa come uma fatia de bolo pela manhã e o mesmo pedaço à noite, esta última vai engordar mais.

Em relação ao líquido durante as refeições, o ideal é esperar uma hora depois de comer para beber algo. Enquanto se come, deve-se apenas ingerir no máximo 100 ml. Beber água uma hora antes também pode ajudar no emagrecimento, na digestão e na sensação de saciedade.

Halpern recomenda beber um copo de 250 ml de água 1h antes de comer. Uma hora depois, é possível voltar a tomar líquidos normalmente.

O médico também sugeriu ter cuidado com os sucos. Além de não ajudarem a emagrecer nem a digerir a comida, eles contêm calorias e, às vezes, muito açúcar.

Para quem acha que parar de comer carboidratos depois das 18h emagrece, o endocrinologista diz que isso é um mito. Cortar carboidratos não adianta muito na alimentação, porque o que vale mesmo é a contagem calórica. E os carboidratos são essenciais para o corpo: têm papel fundamental no fornecimento de energia necessária para as atividades orgânicas e desempenhadas no dia a dia.

Já a proteína é um dos componentes que mais ajudam na dieta, porque facilita a queima calórica. É o que os médicos chamam de "termogênese", ou seja, uma liberação maior de calor na digestão dos alimentos.

O que muita gente não sabe é que uma dieta rica apenas em proteína também contém gordura. Além disso, nenhuma dieta exclusiva faz bem à saúde. E vale lembrar que o excesso de proteínas pode causar gota e fazer mal para o rim e o coração.

Se sua dieta é muito restritiva, é importante fazer um acompanhamento médico ou nutricional para monitorar o nível de vitaminas e minerais e checar o colesterol. Às vezes, se a dieta for muito rica em gordura, o colesterol pode aumentar também.
Além disso, é importante comer de acordo com o seu relógio biológico. Há pessoas que não conseguem acordar cedo e outras que não dormem tarde de jeito nenhum. Cada indivíduo tem um ritmo diferente dentro do corpo. E os hábitos alimentares precisam respeitar esse relógio.

Se as atividades do seu dia estão concentradas de manhã, é fundamental tomar um bom café da manhã. Se a rotina for vespertina, um bom almoço ajudará você. Caso a pessoa funcione melhor à noite, é importante ter uma jantar mais caprichado. Isso contribui para uma vida mais saudável e pode até ajudar a emagrecer.

De acordo com o endocrinologista, alguns alimentos como frutas, verduras, cereais e nozes contêm mais vitaminas e antioxidantes, que dão mais disposição e sensação de bem-estar, além de serem digeridos mais facilmente.

O consultor do Bem Estar também respondeu a perguntas sobre pessoas que não conseguem engordar. Segundo ele, de 10% a 15% da população tem predisposição à magreza, e a queima calórica dessas pessoas é mais eficiente. É importante procurar um médico e ficar atento aos sinais de desnutrição – no caso das mulheres, isso fica bem evidenciado quando o ciclo menstrual se desregula.

Primeira Edição © 2011