Senado rejeita presença de Valcke em encontro na próxima semana

'Se depender de mim, ele receberá um pontapé em suas redondas abundâncias', diz senador Roberto Requião. Blatter volta a ser chamado

03/04/2012 13:41

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado rejeitou nesta terça-feira a presença do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em audiência pública marcada para o dia 11 (quarta da próxima semana) sobre a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e sobre a Lei Geral da Copa.

Na segunda, a Fifa informou oficialmente à comissão que Valcke seria o representante da entidade na reunião. Nesta terça, após acordo com os demais integrantes, o presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-PR) decidiu cancelar o encontro porque não aceita a substituição do presidente da entidade, Joseph Blatter, pelo secretário-geral, uma vez que o convite aprovado era destinado a Blatter. A Fifa ainda não se pronunciou oficialmente sobre a viagem.

- Não aceitamos o porteiro da Fifa. O requerimento aprovado foi para receber o Blatter, não esse bedel da Fifa. Se depender de mim, ele receberá um pontapé em suas redondas abundâncias - disse o senador.

O comentário é uma referência à polêmica criada por Valcke, em fevereiro deste ano, ao afirmar que o Brasil mereceria um "chute no traseiro" ao se referir a atrasos na preparação do país para o Mundial de 2014.

A frase deflagrou uma crise entre a Fifa e o governo federal, que chegou a solicitar a substituição de Valcke na interlocução com o governo na preparação para a Copa de 2014. Depois, Blatter e Valcke se desculparam. As desculpas foram aceitas e Blatter se reuniu com a presidente Dilma Rousseff e com o ministro Aldo Rebelo.

Após anunciar o cancelamento da audiência da próxima semana, a comissão aprovou um requerimento reforçando o convite para que Blatter seja ouvido pelo Senado em uma audiência conjunta das três comissões que analisam a Lei Geral da Copa no Senado. Ainda não há data definida para esta audiência.

- A gente deve insistir que o presidente da Fifa esteja aqui para que a gente possa dar uma estatura mais elevada ao debate - disse a senadora Ana Amélia (PP-RS), que ficará com uma das relatorias da Lei Geral da Copa no Senado.

Segundo a senadora, há um acordo feito com os presidentes das três comissões que analisam o projeto da Lei Geral para que o ministro Aldo Rebelo, também convidado a participar da audiência com Blatter, seja ouvido em audiência conjunta na próxima terça-feira.

Primeira Edição © 2011