Preço ao produtor na zona do euro sobe em fevereiro por petróleo

03/04/2012 05:30

A- A+

Reuters

compartilhar:

A alta do custo do petróleo elevou os preços ao produtor da zona do euro bem acima do esperado em fevereiro, apesar dos problemas da economia, ampliando a série de dados que sugerem que o Banco Central Europeu manterá as taxas de juros em 1 por cento na quarta-feira.

Os preços nos portões das fábricas dos 17 países que usam o euro avançaram 0,6 por cento em fevereiro ante janeiro, e 3,6 por cento na comparação anual , informou o escritório de estatísticas da União Europeia (Eurostat) nesta terça-feira.

Economistas haviam estimado em uma pesquisa da Reuters uma alta de 0,5 por cento. A Eurostat também revisou a leitura de janeiro em 10 pontos-básicos, para uma alta de 0,8 por cento no mês.

Com a região entrando em sua segunda recessão em três anos, as expectativas de que a alta do desemprego e a recessão iminente em muitas economias derrubariam os preços encontram a barreira da alta dos preços mundiais do petróleo.

O petróleo subiu cerca de 14 por cento nos três primeiros meses de 2012 devido a preocupações de que as sanções do Ocidente contra as ambições nucleares do Irã poderiam levar a problemas de oferta. A recuperação da economia dos EUA também sustenta a demanda.

Os preços da energia nas fábricas da zona do euro subiram 1,2 por cento em fevereiro, depois de avançar 2,3 por cento em janeiro, sinalizando que a alta nos preços ao produtor industrial pode se traduzir em preços mais elevados para os consumidores.

O BCE deve manter as taxas de juros em 1 por cento na sua reunião mensal na quarta-feira, uma vez que os preços do petróleo mantêm a inflação acima da meta de 2 por cento, mas o estado geral da economia não dá espaço para um aumento dos juros.

Primeira Edição © 2011