Clínicas credenciadas retomam atendimento a pacientes em Maceió

03/04/2012 14:45

A- A+

Secom

compartilhar:

Por meio de um entendimento com as clínicas credenciadas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem garantido a retomada do atendimento ao pacientes do Programa de Assistência aos Portadores de Glaucoma em Maceió, enquanto aguardam novas definições do Ministério da Saúde. Desta forma, a população já pode procurar assistência nas clínicas Seoma, Cervi, Instituto de Olhos de Maceió (IOM), Instituto da Visão, Oculares, Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal) e Hospital de Olhos Santa Luzia.

O coordenador do Departamento de Oftalmologia do Sindicato dos Hospitais de Alagoas, Alan Barbosa, disse que os prestadores decidiram normalizar os serviços para evitar que a situação traga ainda mais prejuízos à população. “Diante da realidade, concordamos que cada um poderia dar sua parcela de contribuição para que os pacientes não sofressem consequências mais sérias com a interrupção do tratamento”, falou Alan.

O secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro, disse que, mesmo com o corte da verba disponibilizada para o programa, e discordando dos novos valores estabelecidos pelo governo federal – que representam cortes de 60% - as clínicas concordaram em retomar a prestação do serviço para não penalizar a população maceioense.
“Com essa decisão, a dispensação do colírio também volta a ser feita, mas de forma temporária, até que o Ministério da Saúde realize uma nova compra do medicamento, de forma emergencial, e defina como será feita a distribuição”.

Enquanto aguarda a apuração dos fatos apontados pela auditoria nacional – que detectou possíveis irregularidades por parte de clínicas prestadoras do serviço, na gestão de recursos do Programa do Glaucoma – a gestão municipal tem implementado outras formas de controle dos recursos, como a dispensação de medicamentos e a realização de outros procedimentos através da confirmação dos dados biométricos.

Primeira Edição © 2011