Alagoas atinge a marca de 30 mil formalizações

No primeiro trimestre foram cinco mil inscrições, segundo Sebrae Alagoas

03/04/2012 06:01

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Alagoas, que tem em seu nome a grandeza das belezas naturais, traz também nessas águas e territórios as potencialidades para o desenvolvimento de atividades que geram emprego, renda e reduzem as desigualdades sociais. Um indicativo disso foi o marco de 30 mil formalizações na categoria Empreendedor Individual, alcançado nesta segunda-feira, dia 02 de abril, comprovando que novos empreendedores reconheceram no trabalho legalizado uma oportunidade para desenvolverem seus negócios.

Somente nos primeiros meses de 2012, foram cinco mil empreendedores formalizados nos 102 municípios alagoanos, um número equivalente a 20% do total registrado em dois anos de mobilização em Alagoas. E as áreas que representam o maior índice de formalização são Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Penedo, União dos Palmares, Coruripe, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e Murici, concentrando 75,6% das inscrições em todo o estado. Somente na capital Maceió, são mais de 12 mil Empreendedores Individuais.

Para a diretora técnica do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, essa estatística foi atingida graças ao planejamento e esforço dirigido a todos os setores de mercado, ampliando as facilidades para a inscrição como empreendedor individual.

“Esse marco de 30 mil empreendedores é motivo de comemoração. Isso nos motiva ainda mais a investir em ações de atendimento individual, orientações, indo ao encontro do pequeno negócio e mostrando a importância da formalização. E, além disso, continuar atuando, conjuntamente com as prefeituras, para expandir as políticas públicas que favoreçam o ambiente empresarial em todos os municípios alagoanos”, declarou Renata.

Em Alagoas, o Sebrae vem atuando em vários segmentos e beneficiando todos os perfis de empreendedores. Dados do Relatório Perfil do Empreendedor Individual de Alagoas, divulgado em fevereiro de 2012, revelam que as mulheres já conquistam 49% da parcela do mercado e que 51% desse público tem até 35 anos de idade, ou seja, estão em plena idade produtiva.

De acordo com Renata Fonseca, a aptidão natural de Alagoas faz com que as áreas de comércio e serviços sejam os setores mais povoados. “A população está sendo, cada vez mais, abastecida pelos pequenos negócios, e as áreas mais procuradas são de vestuário e acessórios; de salão de beleza; e de produtos alimentícios, minimercados, mercearias e armazéns”, complementou.

Para continuar formalizando e beneficiando mais empreendedores, o Sebrae Alagoas funciona das 8h às 18h, na Rua Dr. Marinho de Gusmão, 46, Centro, em Maceió; e nos escritórios regionais em Arapiraca e Penedo. Para mais informações, a população pode acessar o site www.al.sebrae.com.br ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800.

Primeira Edição © 2011