Militares da reserva voltam ao trabalho nesta terça

Associações criticam medida do Governo

02/04/2012 06:58

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

A primeira turma de agentes especiais de militares da reserva começa o trabalho nesta terça, 03 de abril. Esses policiais vão substituir militares que deixam a área burocrática para atuar no trabalho ostensivo em Maceió e no interior do Estado. No entanto, a iniciativa vem recebendo críticas de associações que apontam falhas na estratégia aplicada.

Para o sargento Teobaldo Almeida, da Associação de Sargentos e Subtententes Militares de Alagoas, o projeto falha na aplicabilidade. Segundo ele, “esses militares poderiam atuar nas escolas, onde a ação dos traficantes tem sido um problema sério. Na ronda escolar o efetivo é pequeno e não atende a necessidade”, disse.

Em entrevista ao Primeira Edição, Teobaldo falou ainda que a remuneração oferecida é muito baixa. Para ele, o ideal é que esses policiais recebessem pelo menos a metade do valor pago a um militar na reserva. “A remuneração é muito inferior ao que deveria ser pago. O valor de R$ 700 é irrisório para um policial executar o serviço”.

Ele explica  que a baixa remuneração não conseguiu atrair os militares. “A procura foi baixa devido ao valor que não chamou a atenção dos policiais”, contou. “Das vagas oferecidas e com todo o anúncio feito pela Secretaria de Defesa Social, apenas 32 homens se prontificaram. Isso sinaliza que não foi atraente a proposta”, completou.

Outro lado

Já o tenente coronel, Louvercy OLiveira, diretor de pessoal da Polícia Militar, acredita que o projeto é de grande utilidade à medida que vai reforçar o efetivo da corporação enquanto não se realiza concurso público.“Estes homens estavam em casa, com a aprovação da lei, a PM pode convocar ate 750 policias da reserva para assumir funções administrativas”, falou.

Oliveira lembra também que os militares da reserva que não se apresentou hoje ao serviço, não sofrerá punição. Assim como, a qualquer momento pode pedir exoneração das funções. Os policiais no serviço administrativo cumprirão expediente em horário comercial, enquanto que o militar recrutado para a guarda patrimonial irá trabalhar por escala de plantão.

Para os interessados em voltar ao serviço militar, as inscrições continuam abertas. Segundo o diretor de pessoal da PM, no período entre 1º e 15 de abril, os voluntários podem apresentar os documentos no Quartel Geral.
 

Primeira Edição © 2011