Combatentes sírios da oposição serão 'pagos'

02/04/2012 05:31

A- A+

BBC Brasil

compartilhar:

Rebeldes lutando contra o governo do presidente Bashar Al-Assad na Síria receberão salários, segundo o Conselho Nacional da Síria (CNS), principal grupo de oposição.

Neste domingo, durante um encontro dos 'Amigos da Síria', que reuniu mais de 70 países ocidentais e árabes na Turquia, o CNS anunciou que pagará os soldados que deixarem as forças do governo para se juntarem à oposição.

Delegados da conferência afirmaram que os países árabes ricos do Golfo contribuiriam com milhões de dólares a cada mês para o fundo do Conselho Nacional.

Na reunião, os ministros de Relações Exteriores dos países também, reconheceram o CNS como um 'representante legítimo' dos sírios.

Damascos chamou o encontro de 'inimigos da Síria' e países como a Rússia, a China e o Irã não compareceram.

Em uma coletiva de imprensa, o ministro das Relações Exteriores turco Ahmet Davutoglu afirmou que o plano de paz de seis pontos proposto por Kofi Annan - com o qual Damasco concordou em princípio - 'não é sem limites fixos'.

Os comentários de Davutoglu foram ecoados pela secretária de Estado americana Hillary Clinton que disse que 'não há mais tempo para desculpas e atrasos' do governo de Assad. 'É a hora da verdade', disse ela.

Compromisso

'O CNS vai se encarregar dos pagamentos dos salários fixos de todos os oficiais, soldados e outros que são membros do Exército Livre Sírio', disse o presidente do Conselho, Burhan Ghalioun, na conferência.

O correspondente da BBC em Istambul, Jonathan Head, diz que a decisão de pagar os combatentes rebeldes é um passo significante do Conselho Nacional Sírio em reconhecer o papel central que a insurgência armada tem na campanha para tirar Assad do poder.

Uma das líderes da oposição disse à BBC que esperava que mais financiamentos substanciais ajudem a unir as unidades dispersas do Exército Livre Sírio em uma força de combate mais coerente e encorajar outros soldados a deixarem as forças de segurança do governo.

Alguns países presentes na conferência - especialmente a Arábia Saudita - vem pedindo abertamente que os rebeldes sírios recebam armas.

No entanto, Estados Unidos e Turquia estão entre os que se opõem à ideia, temendo que a entrada de armas no país leve a uma guerra civil sectária.

De acordo com Head, a decisão de aumentar a ajuda não-letal aos rebeldes pagando salários para os combatentes é um compromisso.

Disputas

O correspondente diz ainda que nem todos os grupos de oposição ficarão satisfeitos com a decisão da cúpula de países de canalizar a ajuda financeira pelo CNS e reconhecê-lo como representante legítimo.

'Muitos ativistas acreditam que a liderança do CNS está sendo muito ineficiente e tem que ser substituída', diz Head.

O aspecto de unidade sustentado pelo grupo de países 'Amigos da Síria' foi prejudicado pela notável ausência de China e Rússia, que repetidamente rejeitaram quaisquer resoluções internacionais que exigissem a renúncia de Bashar Al-Assad.

O Iraque, que havia sugerido que poderia não ir ao encontro, acabou comparecendo. No entanto, o primeiro-ministro Nouri Al-Maliki deixou claro antes da reunião que se opõe ao envio de armas à oposição e que acredita que o regime sírio sobreviverá.

O governo da Síria afirmou no último sábado que está perto de acabar completamente com o levante popular.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores do país, Jihad Al-Makdisse, afirmou à TV Síria que 'a batalha para derrubar o governo acabou'.

Os conflitos continuam neste domingo, com relatos de mais de 10 pessoas mortas, um dia depois da morte de outras 60 em todo o país.

No último episódio de violência, ativistas relataram ataques de forças de segurança em áreas próximas à fronteira com o Iraque no leste do país e à fronteira com a Jordânia, no sul.

A ONU afirma que mais de 9.000 pessoas foram mortas desde o início do levante contra o regime do presidente Bashar al-Assad, há um ano.

Primeira Edição © 2011