Com estoque baixo, Hemoal faz coleta nesta terça

Nesta terça-feira (3), das 8h às 16h, a Unidade Móvel do Hemoal estará coletando sangue no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió

02/04/2012 09:29

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Às vésperas do feriado da Páscoa, quando o consumo de sangue duplica em comparação com o Carnaval, o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está 50% abaixo do limite mínimo permitido. Realidade que pode ser comprovada diante dos dados divulgados pela direção da unidade às 9h desta segunda-feira (2), quando o estoque possuía 145 bolsas, mas seriam necessárias no mínimo 300.

Uma situação preocupante, já que o Hemoal funciona para coleta de sangue até a próxima quarta-feira (4), segundo a diretora do órgão, Verônica Guedes. Por esta razão, ela apela que os alagoanos possam se candidatar à doação nas unidades Trapiche e Farol, e no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar).

O Hemoal Unidade Trapiche funciona das 7h às 18h, na rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE). Já a Unidade Farol está localizada no Hospital do Açúcar, e o atendimento acontece das 8h à 11h. No Hemoar, situado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, em Arapiraca, o atendimento acontece das 8h às 12 e das 14h às 18h.

“Estamos preocupados porque só teremos até as 18h da próxima quarta-feira para coletarmos sangue. Neste momento nosso estoque é insuficiente e fazemos um apelo para que as pessoas possam comparecer às nossas unidades e façam suas doações, pois na Páscoa o consumo de sangue é maior do que no feriado do Carnaval”, informou a diretora do Hemoal.

Para se ter ideia, enquanto no feriado momesco de 2011 o HGE realizou 225 atendimentos, na Páscoa esse número aumentou para 1.585. Essa realidade mostra que, no feriado da Semana Santa, foram atendidas 1.360 pessoas a mais do que em todo o Carnaval, segundo o Setor de Estatística do Hospital Geral do Estado (HGE).

Para doar sangue – O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos e deve ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e para repetir o procedimento deve-se respeitar um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Nesta terça-feira (3), das 8h às 16h, a Unidade Móvel do Hemoal estará coletando sangue no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió.
 

Primeira Edição © 2011