Satuba cria grupo para acompanhar casos de violência e acidentes domésticos

Mulheres, crianças e idosos são público-alvo; lançamento será nesta segunda

01/04/2012 12:02

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A partir deste mês de abril, usuários do serviço público de saúde em Satuba passam a contar com mais uma forma de atendimento. Por meio de seu Núcleo de Promoção a Saúde (NUPS), a Secretaria municipal lançará, na manhã desta segunda-feira (2), grupo de acompanhamento voltado ao atendimento de mulheres, crianças e idosos que sofrem violência doméstica e acidentes no lar.

A cerimônia de lançamento do SatuPaz! será realizada às 9h, no auditório da Secretaria de Saúde, com as palestras “Notificação Compulsória dos casos de violência”, de Vanessa Holanda; “Violência nos grupos de vulnerabilidade social”, de Vanda Menezes e “Articulação na prevenção da violência”, de Márcia Gomes. Participarão da solenidade o prefeito Cícero Ferreira – o Titor (PC do B), secretários municipais e sociedade civil.

Segundo o coordenador do Núcleo, Valdenor Filho, o grupo pretende, a princípio, ajudar na conscientização das famílias visando à prevenção da violência gerada em casa. “Isto será feito por meio de esclarecimentos com palestras e encontros entre a nossa equipe e as famílias”, explica. Para Filho, o acompanhamento é também uma forma de encorajar a vítima de agressão a não guardar para si essa situação. Casos confirmados de violência serão acompanhados por profissionais de psicologia, assistência social, fisioterapia, educação física e, ainda, nutrição do NUPS.

Apesar de este ser o objetivo principal, o coordenador garante que o atendimento não será restrito à pessoa que sofre violência doméstica. O NUPS viu na criação do SatuPaz! a possibilidade de tratar casos de acidentes que ocorrem no dia-a-dia do lar. “Atenderemos a pessoas que estejam passando por complicações físicas resultantes de acidentes do trabalho feito em casa”, acrescenta. Nas duas situações, o acompanhamento físico será feito por meio de exercícios na academia popular de musculação e no Complexo de Hidroginástica construídos durante a gestão do prefeito Titor.

Mais acompanhamentos

Outro programa mantido pela Prefeitura de Satuba garante à população carente utilização de academia sem custo financeiro. O projeto SatuVida está em atividade desde 2010 e atende a 170 pessoas, entre jovens e adultos. Profissionais realizam com os participantes exercícios aeróbicos, de ginástica e hidroginástica três vezes por semana, em acompanhamento também realizado na zona rural. “Estamos estudando a ampliação desse alcance para o conjunto Margarida Procópio”, adianta Filho, que coordena mais este grupo.

De acordo com ele, os resultados desse apoio aparecem com frequência. “Temos casos como o de um usuário que teve quadro de esteatose melhorado e tantos outros que reduziram o nível de gordura corporal”, exemplifica o educador físico. Esses resultados são registrados com avaliação antropométrica realizada a cada três meses.

Para participar o interessado deve procurar a Prefeitura ou o NUPS, na sede da Secretaria de Saúde. Ele passará por avaliação prévia de suas condições físicas e, então, poderá iniciar as atividades. O atendimento é feito de segunda a sexta, durante a manhã.  

Primeira Edição © 2011