Casa de Bin Laden é encontrada pela inteligência do Paquistão

Líder da al-Qaeda teria vivido no local por quase um ano

01/04/2012 08:05

A- A+

AP

compartilhar:

Em uma casa de dois andares ornamentada, mas não luxuosa, localizada no final de uma rua cheia de lama, pode ter vivido Osama bin Laden por quase um ano, acredita a agência de inteligência do Paquistão. Ele teria morado ali até se mudar para a casa em que foi morto.

A residência, na cidade fronteiriça de Haripur, era uma das cinco casas de segurança utilizadas pelo líder da al-Qaeda durante a fuga no Paquistão de acordo com informações reveladas por sua mulher mais nova, que foi presa.

O soldado paquistanês aposentado Shaukat Qadir, que passou os últimos oito meses rastreando os movimentos de Bin Laden, disse à Associated Press que a inteligência chegou à casa por meio de agentes da inteligência, que localizaram o local a partir de uma descrição recebida de Amal Ahmed Abdel-Fatah al-Sada.

Al-Sada, um iemenita de 30 anos de idade, está sob custódia do Paquistão desde 2 de maio, quando a Marinha americana invadiu o complexo em Abbottabad, matando Bin Laden e quatro outras pessoas. Desde então, a agência de inteligência do Paquistão, conhecida como ISI, tenta descobrir o caminho que o levou à vila de Abbottabad no verão de 2005.

A melhor informação parece ter vindo de al-Sada, que se acreditava ser o seu favorito e que viajou com Bin Laden desde sua fuga de Tora Bora, no Afeganistão oriental Serra em 2001.
Qadir, um veterano do exército de 35 anos que agora é um consultor de segurança, teve acesso às transcrições do interrogatório de inteligência paquistanês de al-Sada e a outros documentos sobre os movimentos bin-Laden.

Os detalhes da vida de Bin Laden como um fugitivo - que foram publicadas pela primeira vez pelo jornal paquistanês Amanhecer - levantam mais questões sobre como Bin Laden foi capaz de permanecer desapercebido por tanto tempo no Paquistão após os ataques de 11 de setembro, apesar de ser o alvo de uma caçada internacional maciço.
No entanto, um oficial sênior dos EUA, que teve acesso aos objetos encontrados na casa de Bin Laden de Abbottabad, disse que não havia nenhuma evidência de que autoridades paquistanesas tinham conhecimento da presença de Bin Laden. "Não havia armas. Nós não encontramos nada", disse ele em condição de anonimato porque não estava autorizado a falar sobre o conteúdo da casa Abbottabad.

Segundo o relatório de interrogatório, bin Laden viveu em cinco casas seguras e pai de quatro filhos - o caçula dois nascido num hospital público em Abbotabad. Mas os investigadores só localizaram os casas em Abbottabad e Haripur.

Descrições de Al-Sada sobre as casas têm sido vagas e na casa Haripur só foi encontrado após uma série de erros e acertos. A casa era de dois andares, tinha um porão e, aparentemente, foi usada por Bin Laden, enquanto ele esperava a construção da casa em Abbottabad, uma cidade a apenas 30 km.

Investigadores vasculharam a área à procura de propriedades, até que encontraram a casa em Haripur Naseem Town, um subúrbio caótico, onde as casas de relatico alto padrão convive com cabanas de barro cozido ao sol, pertencentes aos afegãos nômades.

Primeira Edição © 2011