Secretaria de Saúde realiza ação preventiva do Programa DST/Aids

De acordo com a coordenadora do Programa em Maceió, Sandra Gomes, a estratégia visa diagnosticar precocemente infecções ocorridas no período carnavalesco

31/03/2012 07:56

A- A+

Assessoria SMS

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (31), das 8h às 13h, no Benedito Bentes, mais uma ação preventiva do Programa Municipal de DST/Aids. Realizada de acordo com a orientação do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a atividade se soma à campanha do carnaval, com a instalação da estrutura itinerante – montada próximo à Casa Maternal Denilma Bulhões – para testagem pós-folia carnavalesca , disponibilizando testes de detecção para HIV, sífilis, hepatites B e C e HTLV.

De acordo com a coordenadora do Programa em Maceió, Sandra Gomes, a estratégia visa diagnosticar precocemente infecções ocorridas no período carnavalesco, após possíveis situações de risco, que podem ter sido originadas da falta de uso do preservativo e/ou do compartilhamento de seringas – no caso de usuários de drogas injetáveis. No último dia 23, o Programa promoveu a mesma ação no calçadão do comércio, onde 1.297 pessoas realizaram os exames.

É importante ressaltar que em 2011 foram diagnosticados 180 casos de Aids na Capital, sendo 63 em mulheres e 117 em homens. Esses números vêm aumentando na população jovem feminina e homossexual.

Primeira Edição © 2011