Planeta é convidado a ficar 1h sem energia

Movimento conhecido como Hora do Planeta que chamar a atenção para a questão da energia e mudanças climáticas

31/03/2012 11:05

A- A+

Redação

compartilhar:

Neste sábado (31) acontece a sexta edição da Hora do Planeta, movimento global da ONG WWF que defende, por meio de uma ação simbólica, que “cada pessoa tem poder de mudar o mundo em que vive”.

A população mundial é convidada às 20h30 a apagar as luzes e aparelhos elétricos para chamar a atenção para a questão da energia e mudanças climáticas. “É um gesto simples e de visibilidade que pode ser adotado em todo o planeta”, explica a WWF. “Simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência e responsabilidade”.

No Brasil, mais de 50 cidades confirmaram a participação. O Rio de Janeiro, por exemplo, vai apagar as luzes de pontos turísticos como Cristo Redentor, Orla de Copacabana, Arpoador e Arcos da Lapa. Em Salvador, lugares como Elevador Lacerda e Farol da Barra ficarão sem luz.

E este ano a ação será registrada do espaço. O astronauta André Kuipers vai compartilhar imagens e comentários ao vivo via Agência Espacial Européia (ESA).

O movimento surgiu na Austrália em 2007 e já em 2008 se espalhou para 35 países. Em 2010, foram 4.200 cidades de 125 países que aderiram à ação. Em 2011, mais de um bilhão de pessoas participaram.

Primeira Edição © 2011