Enfermeiros do PSF anunciam paralisação para segunda-feira

Eles estarão na porta da Secretaria Municipal de Saúde em protesto, às 9horas , da segunda-feira

30/03/2012 08:34

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

Cerca de 150 profissionais de enfermagem devem paralisar as atividades na próxima segunda-feira (02), em Maceió. A informação foi confirmada na manhã de hoje (30) ao Primeira Edição pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas, Renilda Barreto.

Renilda disse que a categoria estará reunida na porta da Secretaria Municipal de Saúde, às 9 horas da manhã, para cobrar do Secretário de Saúde de Maceió, Adeilson Loureiro, a publicação do Plano de Cargos e Carreira (PCC) da categoria. Ela conta que “os odontológos tiveram o PCC publicado esta quinta-feira (29), no Diário Oficial do Município enquanto que os enfermeiros vêm buscando uma resposta sobre o mesmo assunto há muito mais tempo e nenhum parecer foi dado para a categoria”, falou.

A presidente informou ainda que com a paralisação nesta segunda, os postos de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) e as unidades básicas de saúde não terão enfermeiros trabalhando.

“A paralisação, por enquanto será somente nesta segunda, mas tudo vai depender do que vai acontecer lá. Caso o secretário Adeilson nos receba e nos dê uma resposta, lá mesmo vamos decidir se a paralisação vai continuar”, afirmou Renilda.

Resposta da Secretaria de Saúde

Já a assessoria de Comunicação da SMS informou que o PCC dos enfermeiros já foi analisado pelo setor de Recursos Humanos da secretaria e pelo planejamento e está sendo enviado para o Planejamento do Município para o parecer final.

Interior

Já no interior do Estado, cerca de 30 municípios estão com os atendimentos dos enfermeiros suspensos no Programa Saúde da Família. Por enquanto, na maioria dos casos, os gestores não chegaram a um acordo com a categoria que busca reajuste salarial. 

A expectativa é que outras cidades também venham aderir ao movimento na próxima semana. Atualmente os salários variam muito de cidade para cidade, mas em alguns municípios o salário base do enfermeiro é de R$ 800 (oitocentos reais) para uma carga horária de 40 horas semanais.

Primeira Edição © 2011