Alagoas vai receber recursos para implantação de flúor na água

Coordenador Nacional de Saúde Bucal do MS, Gilberto Pucca, anunciou o repasse de recurso durante o Fluoral

30/03/2012 15:39

A- A+

Ascom - Sesau

compartilhar:

O Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, anunciou, durante o II Fórum de Fluoretação das Águas de Abastecimento Público do Estado de Alagoas (Fluoral), que o Ministério da Saúde (MS) vai repassar recursos para a Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento do Estado de Alagoas (Casal) e empresas que atuam no interior para a implantação do flúor na água dos alagoanos.

O fórum aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), no auditório do Harmony Trade Center, na Jatiúca, e reuniu representantes para debater a segunda parte do encontro que iniciou em novembro de 2011.

“A fluoretação é a frente estratégica do programa Brasil Sorridente. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, determinou apoiar os municípios com o repasse de recursos necessários para a implantação do flúor na água dos estados. O Ministério vai investir na compra de equipamentos, capacitação dos técnicos das empresas que vão trabalhar na implantação do flúor e o monitoramento da atividade”, garantiu Gilberto Pucca.

Com essa decisão, o Ministério da Saúde aguarda a apresentação da proposta técnica das empresas de Alagoas para a efetivação do repasse de recursos. Também é necessário um sistema de abastecimento de água adaptado para que seja possível realizar a fluoretação das águas no estado. A Casal, por exemplo, garantiu que até o dia 1º de julho essa estrutura estará finalizada.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, a Saúde assume um compromisso com o Fluoral. “A implantação do flúor nas águas de abastecimento público do estado é um marco histórico da gestão e uma iniciativa que atender a toda população”, disse Toledo. Para a diretora de Atenção Especializada e Programas Estratégicos da Sesau, Lisiane Torres, a implantação do flúor é ainda a mais econômica garantia de prevenção de câncer.

Ainda durante o Fórum, Gilberto Pucca apresentou os dados da Política Nacional de Saúde Bucal: “A cada dia, 15 mil novas pessoas recebem água com flúor. Com esse investimento, durante oito anos, o Brasil já reduziu em 40% o número de casos de cárie, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que coloca o Brasil num pequeno grupo de países com baixa incidência de cárie”.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL), Hildeberto Lins, mencionou que foi criado uma Comissão Permanente de Fluoretação em Alagoas, para acompanhar todo o processo de implantação, a partir da formação do grupo de trabalho. A comissão é formada pelo Ministério Público e entidades da Saúde e Abastecimento de Água.

 FLUORETAÇÃO – Tecnologia de Saúde Pública recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e por todas as entidades odontológicas e de saúde coletiva do Brasil, a fluoretação é empregada desde 1945 para prevenção da cárie dentária, utilizando a água de abastecimento público como veículo para o flúor.

Considerada uma das dez maiores conquistas da saúde pública, principalmente por seu caráter democrático, abrangendo uniformemente a população (de qualquer nível social e econômico), a fluoretação das águas de abastecimento público é uma das principais medidas empregadas na redução dos índices de cárie em todo mundo.  

Primeira Edição © 2011