Oitava edição do Parlamento na Praça é realizada no Salvador Lyra

Na ocasião, população presente utilizou a tribuna para cobrar melhorias para a região

29/03/2012 12:07

A- A+

Ascom/Câmara

compartilhar:

A câmara Municipal de Maceió realizou, na manhã desta quinta-feira (29), a oitava edição do projeto Parlamento na Praça, no Conjunto Residencial Salvador Lyra, localizado no Tabuleiro dos Martins. Na ocasião, a comunidade presente pôde utilizar a tribuna para fazer seus protestos e cobrar melhorias para o conjunto e regiões adjacentes.

Ao abrir a sessão, o presidente da Casa, Galba Novaes (PRB), agradeceu a presença de todas as lideranças comunitárias no evento, além do apoio das entidades que tornaram possível a prestação de serviços de graça para a sociedade presente. Na ocasião, Novaes ainda repudiou o Instituto de Identificação do Estado, por não ter enviado, como de costume, uma equipe para a retirada da carteira de identidade.

“Nos eventos anteriores nós contamos com o serviço de retirada da carteira de identidade. O instituto fornecia cem senhas e nós, vereadores, cotizávamos o restante para que toda a população fosse atendida. Mas, nesta edição, infelizmente a Secretaria de Articulação Política do Estado não permitiu que o Instituto de Identificação oferecesse o referido serviço para a comunidade do Salvador Lyra. Hoje, quero aqui demonstrar minha tristeza e repúdio à desatenção deste Instituto com a comunidade e informo que enviarei, prontamente, um ofício ao Governador do Estado, cobrando explicações e pedindo que o episódio não volte a se repetir” – disse o presidente.

Ao utilizar a tribuna, o vereador Silvio Camelo (PV) explicou o que o levou a propor a sessão itinerante na região . “O Salvador Lyra é um conjunto que vem crescendo muito devido à instalação do novo shopping. O que antes era uma localidade apenas residencial, hoje vem se tornando em um pólo comercial. Mas todo progresso traz alguns problemas, e hoje vamos ouvir os reclames desta comunidade, para que este Poder possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos que aqui residem”

Direito de voz à comunidade

Ao iniciar a sessão pública o conselheiro tutelar da 7ª Região, Emanuel Monteiro Cerqueira, conhecido como Mano, levou à tribuna uma lista que reivindicações da comunidade. Dentre as principais reclamações estão a construção de um ginásio esportivo na Escola Municipal Haroldo da Costa, a presença de médicos nos postos de saúde, o fornecimento nos PSFs (Programa de Saúde Familiar) de remédios para o glaucoma e para controlar a pressão arterial, a microdrenagem da região e a aquisição de linhas de ônibus para o mercado da produção.

Também o prefeito comunitário do Benedito Bentes, Silvânio Barbosa, utilizou a tribuna para pedir melhorias nas políticas de educação e esportes para a região do Tabuleiro. “A violência é reflexo da falta de políticas de esportes e educação para retirar nossos jovens das drogas. A região do Tabuleiro ainda é uma das regiões mais marginalizadas de Maceió e nós pedimos que o Poder público olhe para essas famílias, que muito contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade” – finalizou.

Participaram do evento, além do presidente da Casa e do propositor da sessão, os vereadores Marcelo Malta (PCdoB), Davi Davino (PP), Ricardo Barbosa (PT), Heloísa Helena (PSOL), Fátima Santiago (PP), Marcelo Gouveia (PRB), Eduardo Canuto (PV), Theo Fortes (PTdoB), Oscar de Melo (PP), Francisco Holanda (PP) e Netinho Barros (PSC).

Primeira Edição © 2011