Municípios alagoanos podem ficar sem agências do INSS

Em outros três, as obras estão paralisadas há algum tempo porque empresas estão descumprindo contratos

29/03/2012 08:50

A- A+

Marcela Oliveira

compartilhar:

Treze agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) estão em construção em Alagoas. Elas fazem parte do plano de expansão da rede de atendimento, que prevê 24 novas unidades, cada uma orçada em R$ 1,4 milhão. No entanto, dois municípios podem ficar sem as Agências da Previdência Social (APS) porque as prefeituras ainda não cederam os terrenos, como forma de contrapartida.

O gerente executivo do INSS, Edgar Barros, disse que já conversou com os prefeitos de Maragogi e Joaquim Gomes, mas não obteve resposta. “A saída é levar para outros municípios. No caso de Maragogi, tentar falar como prefeito de Japaratinga; no caso de Joaquim Gomes, levar para o prefeito de Colônia Leopoldina e saber se ele tem interesse nessa obra. Em Mata Grande já está bem encaminhado, já foi feita a desapropriação”.

Devido à demora das prefeituras, essas agências sofrerão um atraso na construção da APS, pois somente no próximo ano o INSS poderá receber a doação da prefeitura. “Mesmo que os prefeitos decidam ceder o terreno agora, estamos impedidos de receber por conta das restrições no período eleitoral. Temos que aguardar para o próximo ano”.

DivulgaçãoEdgar Barros destacou que o plano de expansão visa facilitar o acesso aos segurados, além de diminuir a ação de atravessadores, pessoas que cobram dinheiro para intermediar o contato com o INSS.

“As informações e os serviços previdenciários ficam mais próximos do cidadão. Isso tem como implicação a comodidade do cidadão estar no seu próprio município e não gerar despesas para estas pessoas, como transporte e alimentação. E também tem o assédio de atravessadores, que ganham dinheiro querendo intermediar essa prestação de serviço que é absolutamente gratuita”, disse ele recomendando que antes de ir a uma agência, a pessoa ligue para o número 135, que é gratuito, para marcar o dia e hora que será atendido.

Dentro de 30 dias, as agências em Craíbas e Igreja Nova serão inauguradas. Em Ouro Branco, as obras estão avançadas, mas foram interrompidas porque a empresa contratada não está cumprindo os termos do contrato. Também estão paralisadas as obras em Coruripe e Marechal Deodoro. “O INSS vai começar a multar essas empresas que não estão observando os contratos. O prazo para entrega das obras já foi aditivado, mesmo assim, algumas estão paradas. Vamos multar, cancelar contratos e abrir uma nova licitação”.
 

Primeira Edição © 2011