Hospital Veterinário em Maceió tem estrutura de dar inveja a unidades de saúdes

Hospital Veterinário Almir Tavares segue os critérios do Conselho Federal e mantém pronto atendimento 24 horas e atende qualquer tipo de especialidade

29/03/2012 08:09

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Maceió apresenta diversas unidades de saúde e alguns Hospitais para cobrir todas as necessidades da população da cidade. Apesar de algumas ‘vírgulas’ no nosso sistema de saúde, nesta afirmação não há nenhuma novidade, certo?! Agora você sabia que a população animal de Maceió também tem à sua disposição um Hospital Particular com toda a estrutura necessária para um tratamento veterinário que não deixa nada a desejar em relação ao tratamento humano?

Esse é o Hospital Veterinário Almir Távares, que começou apenas com um simples consultório veterinário, depois passou a ser uma Clínica Veterinária, e há oito anos, se tornou um Hospital dentro dos parâmetros estabelecido pelo Conselho Federal de Veterinária. De acordo com o idealizador do projeto, o veterinário Almir Tavares, em todo esse processo se contabilizam 21 anos de assistência a população canina de Maceió.

Jessica PachecoAtendimento 24 horas

“A evolução do Hospital vem seguindo o crescimento e a necessidade que a cidade exige”, explicou o veterinário. “Nós viemos para suprir essa necessidade dos clientes que precisam de uma assistência 24 horas, finais de semanas, domingos e feriados. Desde a sua abertura, nós não fechamos o hospital”, garantiu. “O hospital hoje é uma realidade, a qualquer hora, os nossos clientes e pacientes sabem que há profissionais para atendê-los”, finalizou.

De acordo com o Dr. Almir Tavares, o Hospital atende em horário comercial, até as 22 horas, mas no decorrer da noite e da madrugada há profissionais para o atendimento de urgências e emergências e para o acompanhamento de animais internos no estabelecimento.

"A minha cadelinha já é idosa e caiu da escada. Eu trouxe pra cá, pois ela teve que ser internada. Agora o Dr. Almir me chamou, pois ela tá um pouco tristinha, ele aconselhou a levá-la pra casa, passar o fim de semana lá e depois voltar para continuar o tratamento", disse Thigo Calixto, cliente do Hospital.

O maior centro de saúde animal de Maceió

Jessica PachecoO Hospital Veterinário Almir Tavares é a maior clínica particular para o tratamento de animais em Maceió e conta com uma estrutura de funcionários e infra-estrutura muito rigorosa, seguindo as normas do Conselho Federal de Veterinária.

“O Hospital de Veterinária do CESMAC é maior, mas é um hospital-escola. Clínica particular, nós somos o único como Hospital mesmo”, disse o veterinário. “A gente segue as normas estabelecida pelo Conselho Federal, por isso nos contamos com uma recepção, consultórios, enfermarias, sala para emergência e as demais salas, como o bloco cirúrgico que é constituído pela sala de assepsia, sala de cirurgia e CTI”, disse. “Nós temos as salas de ambulatórios, onde faz curativos, o declínio, que uma espécie de acompanhamento do animal. Temos as salas de exames, a sala de fisioterapia, os laboratórios”, resumiu.

Jessica PachecoSegundo o veterinário e dono do centro de saúde animal, o estabelecimento está pronto para qualquer tipo de atendimento veterinário, desde traumas intensos e continuados, como também cirurgias, emergenciais ou não, até mesmo casos corriqueiros como envenenamentos.

Diferencial

“Nosso diferencial é que realizamos o trabalho completo. Temos atendimentos prolongados, com a condição de equipamentos melhorados necessários para o funcionamento do Hospital”, explicou o Dr. Almir Tavares. Segundo ele, o Hospital conta com ‘quase todos’ os equipamentos veterinários do mercado.“Nós temos ultrassonografia, temos raio-X, o eletrocardiográfico digital. Nós temos atendimento para urgência e emergência, temos CTI, laboratório permanente no Hospital”, citou o veterinário.

Jessica PachecoConforme o veterinário, o diferencial mesmo do Hospital Almir Tavares em relação à outras clínicas veterinárias, é a possibilidade de realizar os exames de laboratórios quase que de imediato, após a consulta.

“A chapa radiográfica sai em dois minutos. No nosso laboratório, um hemograma básico está pronto em 60 segundos. O paciente nem sai da sala e nós já estamos com o resultado em mãos, isso facilita muito o nosso trabalho e esse é o nosso diferencial. Contar com esse laboratório é muito importante, pois hoje não se tem condição de fazer clínica médica, nem emergência, sem laboratório”, afirmou o veterinário.

Jessica PachecoAlém do laboratório, a novidade trazida pelo Hospital Veterinário Almir Tavares, é o trabalho desenvolvidos com animais que precisam da reabilitação fisioterápica.

“Nós dispomos de fisioterapeutas, salas de fisioterapias, temos piscina para hidroterapia, esteiras, e muitos outros equipamente, tudo que é necessário para a fisioterapia do animal”, afirmou Almir Tavares.

O Primeira Edição foi convidado a conhecer toda a estrutura do prédio, localizado na Travessa Dona Constança, no bairro do Poço. Segundo explicou o veterinário Dr. Almir, até a construção do prédio atende aos critérios estabelecidos pelo Conselho Federal, como paredes brancas para evitar sujeiras, salas amplas, mesas e material em aço cirúrgico. O Hospital conta, também, com um amplo quadro de funcionários, com oito veterinários em trabalho diretos e mais dois, indiretos, além de fisioterapeutas, oftalmologistas e outros profissionais especializados. 

Jessica Pacheco“Nós temos uma equipe muito boa. Hoje, se entra em um centro cirúrgico com uma equipe completa. O paciente vai para a sala cirúrgica monitorado pelo anestesista, monitorado pelo cardiologista, tudo depende do quadro clínico do animal, mas temos suporte para entrar com três veterinários dentro de uma sala de cirurgia”, explicou ele.

Ainda de acordo com Almir, o centro cirúrgico do Hospital é completo, com aparelhos respiradores, anestesia inalatória, com todo equipamento e profissionais especialistas a disposição do paciente. Segundo ele, as cirurgias podem ser feitas a qualquer hora, marcada ou de urgência e emergência.

Caso mais comum: envenenamento

Segundo o veterinário Almir Tavares, o caso mais corriqueiro atendido pelo hospital é de animais envenenados e, de acordo com ele, esses casos tem até horários característicos.
“É um caso comum devido a nossa cultura. É muito comum colocar veneno pra rato e quem sofre as conseqüências são os cães e os gatos”, disse. “E esses casos tem horários bem caracterizados. Entre 5 e 7 da manhã, quando os proprietários saem com os animais para dar um passeio, e a noite entre 17 e 20 horas”, enfatizou.

O Hospital Verinário Almir Tavares ainda conta com um loja de Pet Shop, com serviços de banho e tosa.

Serviço:

Hospital Veterinário Almir Tavares
Travessa Dona Constança, 18, Poço, Maceió-AL
Contatos: (82) 2121.6464
www.hosvet.com.br/

Primeira Edição © 2011