Sesau leva ações de saúde e cidadania para comunidade em União dos Palmares

Ação acontece nesta quinta-feira (27) e vai contar com realização de exames, vacinação e ações educativas; cerca de 600 pessoas devem ser atendidas

28/03/2012 12:19

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estará no município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, nesta quinta-feira (29) para um dia de cidadania. A ação acontece na comunidade Santa Fé e é realizada pela Diretoria de Promoção da Saúde em parceria com o Centro de Formação e Inclusão Social Inaê e com a Secretaria de Saúde da cidade.

Durante todo o dia, a população local poderá contar com exames de glicose capilar, aferição de pressão arterial, vacinação para crianças e adultos e testes rápidos de HIV, além de exercícios físicos e atividades de saúde bucal, alimentação saudável e combate do uso de álcool e outras drogas. Cerca de 600 pessoas devem ser atendidas pela iniciativa.

Segundo Margareth Magalhães, técnica da Diretoria de Promoção à Saúde da Sesau, o objetivo é aproximar o povoado de alguns dos serviços considerados essenciais. “Queremos trabalhar essas ações de saúde e cidadania com a população vulnerável e essa está bem enquadrada nisso, tendo altos índices de dengue, uso de drogas e desnutrição, entre outros problemas”, explica.

Ela ressalta que a iniciativa deve ser levada para outras localidades. “Já trabalhamos com o projeto Inaê em Maceió e, por isso, resolvemos levar as atividades a comunidade palmarina, onde o Inaê, que é coordenado pela yalorixá Mãe Neide, também desenvolve projetos. A perspectiva, no entanto, é manter essa integração e ir a outras comunidades”, expõe Margareth.

Um dos bairros periféricos da cidade de União dos Palmares, a comunidade Santa Fé é formada por aproximadamente 106 famílias. O povoado conta com uma Unidade Básica de Saúde e uma escola de Ensino Fundamental.

Inaê- Localizado no bairro do Village Campestre II, o Centro de Formação e Inclusão Social Inaê faz parte do Grupo União Espírita Santa Bárbara, que também funciona como entidade voltada para a inclusão social e a valorização da cultura e da religião afro-brasileiras. O público atendido é formado, em sua maioria, por jovens da comunidade.

O centro, transformado em Organização Não Governamental (ONG), promove atividades ligadas à cultura e ações preventivas na área de saúde, viabilizando atendimento médico, serviço de odontologia e orientação psicológica, além de campanhas de vacinação.

Primeira Edição © 2011